• Preparação psicológica é fundamental para se sair bem nos vestibulares

Preparação psicológica é fundamental para se sair bem nos vestibulares

22 Nov, 2018 16:38:47 - Educação

Florianópolis (SC) 

Depois do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do vestibular da Acafe, os estudantes ainda precisarão enfrentar mais provas nos próximos fins de semana, como o teste para a UDESC neste domingo, 25, e para a UFSC nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. No entanto, para se sair bem nesses vestibulares, além de saber os conteúdos a serem cobrados nos questionamentos, é preciso estar preparado psicologicamente para conseguir lidar com o estresse.

Para facilitar esse processo, os candidatos devem seguir algumas orientações importantes nos dias anteriores e no momento dos testes. Parceira do Sou ÚNICO Pré-Vestibular, a orientadora Educacional do Colégio Michel, Vianei Milioli, destaca que é fundamental manter uma boa postura corporal, praticando exercícios físicos e relaxamento antes e na véspera das provas, e reservando um certo tempo para si mesmo.

“O pensamento, a atitude e o sentimento são vetores que precisam estar em equilíbrio, portanto, o candidato deve estabelecer limites para si mesmo e para os outros. No caso de ‘dar um branco’, ficar cansado ou ansioso, a dica é lembrar de momentos vitoriosos, fechando os olhos e tentando reviver essas memórias por alguns segundos”, sugere Vianei.

Além disso o diretor pedagógico do Sou ÚNICO Pré-Vestibular, Marcelo Miranda, ressalta que comer e dormir bem nos dias anteriores são pontos essenciais para enfrentar a maratona de provas. “O aluno não deve modificar muito a sua rotina e, o mais importante, precisa manter a serenidade”, completa.

Já no momento do vestibular, algumas sugestões se tornam essenciais para o bom andamento da prova. De acordo com Miranda, o estudante deverá ler todas as questões e respondê-las com calma, deixando os questionamentos mais difíceis para o final.

“Para todos que vão prestar os próximos vestibulares, eu reforço: a autoconfiança tem que ser embasada, então prepare-se e domine a matéria, isso não o deixará inseguro para resolver as questões. Mas, antes de qualquer coisa, respire fundo, pois seu cérebro poderá estar precisando de oxigênio. Tenha uma garrafa de água e um chocolate durante o teste, pois a água acaba com a secura da boca, causada pelo nervosismo, e o chocolate funciona como um energético. E, por fim, não leve relógio, mantenha o foco apenas na prova”, finaliza o diretor pedagógico do Sou ÚNICO Pré-Vestibular.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE