• Prêmio Simplifica Udesc ganhará versão do Governo do Estado

Prêmio Simplifica Udesc ganhará versão do Governo do Estado

14 Dez, 2017 11:20:49 - Educação

Florianópolis (SC)

Prêmio Simplifica Udesc, que busca desburocratizar processos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração, terá uma versão estadual, o Simplifica SC.

O reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e gestores da instituição reuniram-se nesta terça-feira, 12, em Florianópolis, com o secretário estadual da Administração, Milton Martini, e servidores da pasta para discutir a ampliação da iniciativa no Estado.

A ideia da parceria surgiu após a participação da coordenadora do Escritório de Gestão de Processos do Poder Executivo Estadual (Eproc), da SEA, Alexandra Furtado da Silva Dias, na comissão julgadora do 2º Prêmio Simplifica Udesc, realizado neste ano.

"O que achei mais interessante é que as propostas premiadas são apresentadas e implementadas no ano seguinte, dando credibilidade ao projeto. Pensamos em aproveitar a expertise da iniciativa da Udesc e fazer, em conjunto, o Simplifica SC", afirmou a coordenadora.

Dar voz à sociedade

Baseado no Simplifica Udesc, o Simplifica SC pretende dar voz à sociedade por meio do incentivo de ideias e melhorias nos processos de gestão do Governo do Estado, tanto internamente, englobando os diversos setores da administração pública, quanto nos serviços que afetam diretamente o cidadão.

O público poderá propor soluções que serão julgadas por comissões especiais de acordo com critérios especificados em edital, que deve ser lançado a partir de abril de 2018. O resultado ajudará o Governo de SC a formar uma agenda de medidas prioritárias para implementação. 

Iniciativa consolidada

Para o vice-reitor da universidade, Leandro Zvirtes, a parceria entre os orgãos públicos deve consolidar ainda mais o projeto da instituição.

"Para nós, é motivo de orgulho ver o projeto que nasceu na Udesc ser estendido para todo o Estado. Mostra que uma boa prática feita numa instituição do governo e que está dando certo pode ser replicada para outra", disse. 

Além do reitor e do vice-reitor, o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi, um dos idealizadores do projeto, e as técnicas universitárias Taise Moraes Neckel e Rosilane Pontes Bernard, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), farão parte das comissões do Simplifica SC.

Sobre o prêmio

Com duas edições realizadas, o Prêmio Simplifica Udesc é uma iniciativa da Proplan que busca desburocratizar processos por meio de soluções apresentadas por técnicos, professores e alunos.

O objetivo é engajar a comunidade acadêmica a apontar soluções criativas para combater procedimentos que travam ou dificultam as atividades da instituição e, a partir disso, criar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da universidade estadual.

As propostas do Simplifica Udesc são julgadas por duas comissões distintas, executiva e julgadora. Os critérios para selecionar as melhores propostas são: relevância do problema identificado e qualidade da solução, com detalhamento; simplicidade de aplicação; viabilidade jurídica; ganhos potenciais; e menor custo.

Campeãs gerais

A solução “Tramitação de progressão e promoção para o servidor por meio de procedimentos, documentos e avaliação online/digital", do técnico Marco Antônio Dibe Laureano, que atua na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), foi a campeã geral do Simplifica Udesc 2017.

Já o aluno de Administração Pública João Vitor Piccolo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), venceu a primeira edição do prêmio com uma solução para autenticar o comprovante de matrícula e o histórico escolar online.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE