• Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, é entregue às Empresas Rio Deserto

Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, é entregue às Empresas Rio Deserto

03 Set, 2018 14:11:26 - Geral

Florianópolis (SC) 

As Empresas Rio Deserto foram premiadas na sexta-feira, dia 31, no 25º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Controle da Poluição, com o projeto "Ozônio – Balanço de Massa e de Energia do Tratamento da Drenagem Ácida de Mineração". O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Esta é a segunda vez que as Empresas Rio Deserto são condecoradas com o título. A primeira foi em 2010, na 18ª edição do prêmio, quando venceu na categoria Conservação da Vida Silvestre, com o Projeto Felinos do Aguaí.

O projeto "Ozônio – Balanço de Massa e de Energia do Tratamento de Drenagem Ácida de Mineração" teve a autoria da colaboradora Suélen Zanin Manfioletti, que atua no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Unidade de Extração Mina Novo Horizonte, localizada em Criciúma, em conjunto com o professor Elidio Angioletto, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O estudo, desenvolvido no Setor Mina São Geraldo, em Siderópolis, consistiu no tratamento da Drenagem Ácida de Minas (DAM) em escala piloto, utilizando ozônio, hidróxido de cálcio e hidróxido de sódio. O objetivo foi buscar novas tecnologias para aplicação do tratamento da DAM, tendo em vista a remoção dos metais pesados, cumprimento das legislações ambientais vigentes e o melhor custo-benefício entre as tecnologias.

Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, João Gabriel Pagnan Zanette, ressalta que é difícil imaginar hoje a sobrevivência de uma empresa que não leve em conta a questão da sustentabilidade. "As ações de cunho ambiental se enquadram em uma esfera mais ampla, que é a sustentabilidade. E a sustentabilidade é, atualmente, um dos pilares fundamentais para a manutenção de empresas de todos os segmentos", afirma. Segundo ele, a conquista do prêmio corrobora para que as Empresas Rio Deserto desenvolvam ainda mais projetos voltados ao meio ambiental e social. "Premiações como esta ressaltam iniciativas que podem servir de exemplo para outras organizações", sublinha.

Prêmio Expressão de Ecologia

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e é considerado a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. Também é reconhecido como a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Nesta 25ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, 126 projetos ambientais foram inscritos.

TEXTO/ASSESSORIA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal