• Premiações marcam segundo dia da Jornada Literária

Premiações marcam segundo dia da Jornada Literária

06 Dez, 2019 07:47:22 - Educação

Içara (SC)

O segundo dia de atividades da 1ª Jornada Literária de Içara, reuniu ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai).  O Projeto, com a temática Ações Integradas, reuniu a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a 7ª Edição do Projeto Literatura na Escola e o Concurso Fotográfico “Olhar Ambiental para o lugar onde eu vivo”.

“As escolas têm o compromisso de promover a ampliação de capital cultural como base para o exercício da cidadania. Para isso, desenvolvem práticas sociais de leitura e de escrita junto aos educandos, entre outras vivências. Os eventos realizados aqui essa noite trouxeram novos aprendizados e muito conhecimento aos nossos alunos, são momentos que com certeza ficarão em suas memórias”, destacou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.

Na oportunidade, ocorreu o Lançamento do Livro “ontem e o hoje do lugar onde vivo” e as premiações dos textos classificados na etapa municipal da Olímpiada de Língua Portuguesa e Literatura na Escola. O segundo Momento do cerimonial foi reservado à Certificação da Formação Continuada de Língua Portuguesa “Práticas sociais de leitura e produção textual a partir dos gêneros: poemas, memórias e crônicas”, dos professores, coordenadores e diretores de escola.

"A literatura é como está escrito em diversos painéis aqui na Jornada, é importante para a compreensão textual. Em cada colégio que passei deixei alguma mensagem, instruindo, explicando de que maneira se compõe os textos, sejam eles crônicas, poemas, entre tantos outros gêneros", colocou o escritor e poeta Augusto Rossi, que percorreu as escolas da Rede Municipal com oficinas durante o projeto.

Concurso fotográfico 

A Fundação Municipal do Meio Ambiente junto à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia busca a integração dos alunos com o meio ambiente através de projetos desenvolvidos nas escolas.  “O concurso fotográfico Olhar Ambiental para o lugar onde eu vivo trouxe belezas da fauna e da flora içarense, retratadas pelos alunos da rede de ensino municipal, e que ilustraram o calendário Fundai 2020. Uma das nossas prioridades enquanto Fundação é a educação ambiental, e poder ver os alunos trabalhando essa temática durante todo foi muito gratificante. O resultado ficou lindo. A nossa intenção é continuar com essa essa parceria, que tem rendido muitos frutos positivos”, destacou a engenheira ambiental e superintendente da Fundai, Taynan Toretti. Os calendários serão doados para os alunos para cada escola e para as secretarias.

Na oportunidade, também ocorreu a premiação dos alunos, professores e escolas, que participaram da 15ª OBMEP.  
Dois alunos do município garantiram as melhores notas de Santa Catarina no nível um – que corresponde aos alunos dos 6º e 7º anos – e do nível dois – do 8º ao 9º ano. Além disso, os estudantes estão entre os que garantiram as melhores colocações do país. Alessandro Mathias Machado, da EMEF Quintino Rizzieri, ficou em 1º lugar no ranking estadual nível um e em 7º à nível nacional. Já Kauan Mariani Ferreira, da EMEF Ângelo Zanellato, garantiu a primeira colocação no nível dois e ficou entre os dez melhores no ranking nacional. Os dois alunos receberam as premiações junto com os outros oito colegas que trouxeram oito medalhas de bronze para o Município. Familiares e professores prestigiaram o ato.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal