Prefeitura reformula portal e implanta autoatendimento digital
Alto Vale do Itajaí (SC)
A tecnologia está fazendo os cidadãos de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, irem cada vez menos à prefeitura em busca de documentos ou serviços. A partir do final de fevereiro, a cidade recebe um projeto piloto que quer dar mais autonomia aos moradores, servidores públicos e gestores municipais: o Portal de Autoatendimento. A novidade foi desenvolvida pela IPM Sistemas, especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública municipal, e está baseada na computação em nuvem — uma das formas mais modernas e seguras de armazenar, processar e disponibilizar informações.
O portal pode ser acessado pelo próprio endereço da Prefeitura de Rio do Sul na internet. O site vai centralizar todos os serviços oferecidos pelas entidades de forma fácil e dinâmica. Para acessá-lo, o usuário terá um login que pode ser criado online. Dessa forma, ele terá uma área personalizada vinculada à sua conta, semelhante ao internet banking de instituições financeiras. O sistema consegue “reconhecer” o usuário a partir do login realizado - ou seja, já são apresentadas as opções de serviços mais utilizadas por ele e/ou que vão ao encontro das características de seu cadastro.
“Ao acessar o portal, o morador já pode solicitar os principais serviços que mais geram demanda interna, como o corte de árvores, vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil, emissão de Certidão Negativa de Débitos ou guias de recolhimento de tributos, como o IPTU”, diz a coordenadora do Portal de Autoatendimento da IPM, Pâmela Eichholz. Além destas funções, o sistema fornece alertas sobre débitos do cidadão com o município, contribuindo com a arrecadação.
Como a nova plataforma atende a todos os públicos que interagem com a
prefeitura, há categorias de serviços voltadas aos moradores, empresas,
fornecedores e servidores públicos. Os empreendedores, por exemplo, podem
realizar tarefas que vão desde a emissão de guias para o recolhimento do
Imposto Sobre Serviços (ISS) Eventual até o envio de uma proposta de licitação.
Outro grupo de funções permite que os servidores públicos solicitem licenças,
acompanhem processos seletivos e peçam transferências.
Já nas primeiras horas de operação em Rio do Sul, o Portal registrou mais de 1
mil acessos. Em breve, o Portal de Autoatendimento será
disponibilizado para outras cidades que já utilizam o Portal do Cidadão. A
atualização é simples e rápida, feita pela internet.
Sobre a IPM
A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas
à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade,
qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras,
câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais
clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis,
conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia
e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes
espalhados pelo País.
TEXTO/
ASSESSORIA DE IMPRENSA