• Prefeitura de Criciúma decreta situação de emergência

    Decreto emergencial de nível 1 foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro na tarde desta sexta-feira (17)

Prefeitura de Criciúma decreta situação de emergência

20 Fev, 2017 14:02:46 - Geral

Criciúma (SC)

O prefeito Clésio Salvaro decretou situação de emergência em Criciúma nesta sexta-feira (17). A chuva de granizo que atingiu alguns bairros de Criciúma na quinta-feira (16) deixou pelo menos 20 residências destelhadas e mais de 400 imóveis com telhados danificados. O decreto de situação de emergência é de pequena intensidade (nível 1). De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, mais de 600 cadastros foram feitos após o temporal.


A Prefeitura de Criciúma intensificou a distribuição de lonas aos moradores afetados pelo mau tempo. Na manhã desta sexta-feira, o vice-prefeito Ricardo Fabris, com apoio do Serviço Aeropolicial (Saer), sobrevoou os bairros Progresso, São Sebastião, Vila Manaus, Jardim União e Santa Luzia. "Estamos trabalhando para não deixar nenhuma residência sem lona. Duas casas tiveram que ser evacuadas. O próximo passo será o fornecimento de telhas aos afetados", afirma.


Cinco mil telhas liberadas


Um ofício requerendo itens de assistência humanitária, que integra o decreto emergencial, foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Município a fim de solicitar telhas de fibrocimento ao Governo do Estado de Santa Catarina. "Esse ofício é a parte burocrática e necessária para que o Estado libere as telhas aos cidadãos. Mas vale ressaltar que as pessoas apresentem os documentos como CPF, RG e comprovante de residência", destaca Fabris.


Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina estiveram durante todo dia auxiliando na liberação de materiais às famílias. Ao todo, cinco mil telhas de fibrocimento de quatro, cinco e seis milímetros serão disponibilizadas para atender aproximadamente 200 casas. 


"Muitas pessoas estão nos procurando e solicitando material. Será feito um trabalho de triagem e a distribuição será feita pela demanda dos casos mais graves", explica o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Martins Cardoso.


Mutirão no final de semana


Os trabalhos serão intensificados no fim de semana. A partir das 8h deste sábado (18), grupos estarão reunidos no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti para distribuir as telhas. O Governo de Criciúma recomenda que nenhuma residência fique sem atendimentos.


Cinco caminhões foram disponibilizados para percorrer os bairros atingidos: quatro da Prefeitura de Criciúma e um do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). "Conversamos com o comandante do GAC, coronel Ribas, e ele colocará à disposição um caminhão. Isso nos dará uma grande ajuda no auxílio dos trabalhos e distribuição do material", comenta Fabris.


"Quatro funcionários serão organizados por equipe. Agentes comunitários de saúde farão a parte social, verificando entrega das telhas e, principalmente, diagnosticando se a casa foi afetada ou não", explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevisk.


Após finalizar a avaliação de danos e prejuízos, inserido no sistema do Ministério da Integração Nacional, será realizada uma nova perícia para possível homologação do Governo do Estado - reconhecido pelo Governo Federal para uma nova remessa de telhas de fibrocimento. "Caso necessário, as telhas serão disponibilizadas conforme a demanda da região e a finalização dos cadastros", finaliza a secretária.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE