• Prefeitos da Bahia conhecem experiências de sucesso

Prefeitos da Bahia conhecem experiências de sucesso

22 Fev, 2017 17:51:28 - Política

São Miguel do Oeste (SC)

Após conhecer as ações de gestão pública em Chapecó e Pinhalzinho, os 18 representantes de Poderes Públicos Municipais da Bahia, seguiram para o Extremo Oeste catarinense, conhecer as boas práticas e desenvolvimento territorial em Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Iraceminha. Organizada pelo Sebrae, a missão teve por objetivo proporcionar aos gestores públicos eleitos e reeleitos em 2017 a vivência em municípios que investiram em inovação e conseguiram colher resultados como o desenvolvimento da população e da economia local. O foco foi apresentar as ações voltadas aos pequenos negócios e orientar como elas podem ser incorporadas na Bahia.

Acompanhados pelo coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl,  os prefeitos das regiões Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e  Recôncavo da  Bahia, bem como os representantes do Sebrae/BA e Nacional conheceram exemplos de união que transformaram a realidade regional, durante encontro na Associação Comercial Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), onde foram recebidos pelo presidente Carlinhos Porfírio, prefeitos e lideranças da região. Entre os destaques estiveram os resultados da criação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e do Programa Líder.

O CIF surgiu em 2009 a partir da discussão em buscar soluções para problemas comuns e é constituído pelos municípios de Barracão (PR), Bom Jesus do Sul (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen/Missiones/Argentina. Para que as ações práticas começassem a ser desenvolvidas, o Consórcio buscou parceria com o Sebrae e, com isso, implementou o Programa Líder para o Desenvolvimento Regional, reunindo os setores público, privado e terceiro setor, de 39 municípios da região de fronteira Brasil / Argentina: Sudoeste do Paraná, Extremo Oeste de Santa Catarina e Extremo  Leste de Missiones. A proposta de desenvolvimento desse território foi definida com ações integradas com a visão de ser referência no Mercosul em qualidade de vida com excelência na educação, turismo, agroecologia e produtos locais.

O prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, reconheceu a importância da união para fortalecer a região. “Percebemos que ninguém cresce sozinho. Com a criação do Consórcio e com a implantação do Programa Líder, mostramos nossos municípios ao Brasil e ao mundo. Tivemos a oportunidade de ressaltar a história e o desenvolvimento regional”.

O vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deolla, apontou a evolução nas áreas de turismo, educação com implantação do ensino fundamental integral, a conquista do Instituto Federal (ensino técnico) e o andamento das ações para obter uma universidade, além da concretização da agência do INSS que foi obtida graças à união dos municípios do Consórcio, que juntos somaram 30 mil habitantes – critério avaliado para implementação da unidade, entre outros.

Outra conquista destacada foi o Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local (Consad). Com sede em São Miguel do Oeste, atua nas regiões do Extremo Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é fomentar o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) dentro dos padrões e normas do Sistema de Unificação de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), estimular ações nos municípios consorciados para viabilizar programas de segurança alimentar e desenvolvimento local, entre outros.

Após o encontro na sede da associação comercial, os integrantes da missão visitaram a sede do CIF, conheceram na prática alguns resultados dos trabalhos na área de turismo e visitaram o Instituto Federal.  Participaram das atividades os prefeitos que integram o consórcio:  Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, Cesar Bueno de Bom Jesus do Sul, Guillermo Fernadez de Bernardo de Irigoyen e Thyago Gnoatto de Dionísio Cerqueira.

SÃO MIGUEL DO OESTE

Em São Miguel do Oeste, a comitiva baiana foi recebida no Salão Nobre da Prefeitura, pelo prefeito, Wilson Trevisan e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Renato Romancini. O momento oportunizou a apresentação do projeto “Pense São Miguel”, que tem por objetivo elevar o município, até 2030, ao melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, demonstrar a importância dos conselhos municipais, além de destacar os resultados obtidos com o Programa de Desenvolvimento Territorial (DET), implementado pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura.

O prefeito, Wilson Trevisan, apresentou algumas medidas adotadas pelo seu Governo e falou sobre a importância do modelo de gestão adequada. “Não adianta trocar de prefeito, e sim o modelo de gestão. Estamos diminuindo os gastos com folha de pagamento, cortamos despesas, suspendemos os repasses para entidades. Precisamos nos preocupar em atender a maioria, sem privilégios, mas também sem exclusões. Nosso desafio, como gestores públicos, é simplificar, deixar os dados mais acessíveis e compreensíveis para a população”, assinalou.

Ao falar sobre a importância da missão, o prefeito observou que a troca de experiências é fundamental porque as mudanças são frequentes e isso requer conhecimento. “Portanto, nada melhor que conversar com novos gestores para trocar ideias e, com isso, desenvolver uma gestão efetiva”.

O evento também contou com explanação do consultor credenciado ao Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, que apresentou o projeto de turismo para a região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense (Ameosc) que está em fase de desenvolvimento há mais de um ano por meio do DET. A iniciativa tem  importância estratégica, pois valorizará as belezas naturais, humanas e econômicas de uma região que possui paisagens e estações bem definidas,  agropecuária forte e relevo com áreas planas, onduladas e montanhosas.

Após o evento, a comitiva foi recebida pelo prefeito em seu gabinete e, por fim, conheceu a Sala do Empreendedor.

A programação seguiu com apresentação dos produtos de um pequeno negócio no Sebrae/SC e café colonial na propriedade da Família Germano Trombetta que integra a Rota do Campo de Iraceminha – um atrativo turístico concretizado por meio do DET. Lá, a missão foi recebida pela família e pelo prefeito Jean Neyland.

EXPERIÊNCIA

O prefeito de Igrapiúna, Leandro Rames, explicou que a base econômica de seu município é a agricultura diversificada e, entre os destaques, estão o cacau, o cravo, a ceringueira, o palmito de pupunha, o dendê, o guaraná, as frutas e atividades pesqueiras e marisqueiras. A cidade está situada no Baixo Sul da Bahia e conta com 15 mil habitantes. Segundo o prefeito, a missão teve grande importância por possibilitar a vivência de organização e integração das forças locais para buscar soluções aos problemas regionais.

Entre os aspectos que pretende investir em seu mandato estão as ações conjuntas de governo com foco para a saúde, desenvolvimento econômico, infraestrutura, fomento a diversificação de acesso ao crédito ao pequeno, micro empresário e produtor familiar. “A parceria com o Sebrae é sempre importante, pois enriquece e confirma que juntos somos mais fortes e demonstra que é possível solucionar problemas”, confirmou Rames.

AVALIAÇÃO

A analista técnica da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Cecília Miranda, enfatizou que este tipo de missão é importante para mostrar que, com união, é possível concretizar objetivos. “Observamos no oeste e extremo oeste que existe algo em comum: a união, a decisão e o orgulho de permanecer no local e demonstrar o que pode ser feito pela região. Sabemos que não é simples, mas é preciso começar. O Projeto Líder, por exemplo, demonstra resultados expressivos. Ficamos felizes pelo Sebrae/SC ter acreditado no projeto e hoje servir como vitrine. Queremos reforçar que o Sebrae serve como uma ferramenta e está à disposição.  Somos um sistema e, isso faz toda a diferença, pois trabalhar em rede permite que possamos potencializar resultados”, concluiu.   

A coordenadoria regional Extremo Oeste do Sebrae/SC é responsável pelo atendimento a 40 municípios da região – o maior é São Miguel do Oeste com cerca de 40 mil habitantes e os demais possuem no máximo 10 mil habitantes cada. “Buscamos forças para potencializar o desenvolvimento da região e um dos projetos que nos ajudou foi o Líder. É uma satisfação recebê-los, mostrar que o associativismo é um dos pontos fortes para conquistar objetivos, além de trocar experiências”, assegurou o coordenador regional Udo Trennepolh.

Carlos Henrique Nunes de Oliveira, da Unidade Regional do Sebrae Santo Antônio de Jesus, realçou a importância da missão ao comentar que o objetivo é absorver os exemplos bem-sucedidos e se organizar para colocar em prática no território. “À medida que conseguirmos implantar parte do que acontece aqui, teremos evolução em nossa região”, enfatizou ao exemplificar que entre os segmentos a serem explorados na Bahia estão o de saúde, Consórcio de Segurança Alimentar e a melhoria da alimentação da merenda escolar.


TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE