• Prefeito e vice-prefeito recebem cartas das mãos das crianças e adolescentes dos SCFV CRAS do município

Prefeito e vice-prefeito recebem cartas das mãos das crianças e adolescentes dos SCFV CRAS do município

30 Nov, 2018 15:00:11 - Geral

Criciúma (SC)

Crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Cristo Redentor, Próspera, Renascer, Santa Luzia, Tereza Cristina, Vila Miguel e Centro de Convivência Vida Nova, estiveram no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma, nessa quinta-feira (29), entregando cartas para o prefeito Clésio Salvaro e vice-prefeito Ricardo Fabris, relatando sobre problemas e dificuldades, mas também as conquistas de suas comunidades. A ação faz parte do projeto “Cidadão no Bairro”.

De acordo com o chefe do executivo municipal, a cidade tem muitas coisas boas, o que favorece a transformação dos meninos e meninas em super cidadãos. “Os serviços prestados nos CRAS do município, são as atividades do contra turno escolar. Ali eles estão se preparando para o futuro. E são projetos como esse, em que eles buscam informações, se mostram atuantes em suas comunidades, que os torna super cidadãos. Parabenizo a equipe da Afasc que sempre contribuem para o desenvolvimento destas crianças e adolescentes, e mostram que a cidade que nós queremos, é aquelas que nós podemos fazer”, comenta.

A ação “Cidadão no Bairro”, que está sendo desenvolvida pela facilitadora de Ética e Cidadania, Renata Bonetti, faz parte do projeto “Trilhando os caminhos da Paz”, tema central das atividades do SCFV Afasc, que tem contribuído para a construção de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de se reconhecerem enquanto cidadãos ativos na sociedade.

Segundo a presidente de honra da Afasc, Adriana Goulart Salvaro, o projeto desenvolvido pelo SCFV nos CRAS beneficia muito as comunidades e a Administração, já que eles podem observar os avanços que acontecem nos bairros da cidade. “A ideia do Cidadão no Bairro” é algo impressionante. Trouxe possibilidades diferentes para os participantes das oficinas. Aqui ficou bem claro que eles sabem que é importante que todas as pessoas cuidem de seus bairros, do que possuem e aproveitem as oportunidades que vão surgindo. Essa é a oportunidade para que nossas crianças e adolescentes se tornem cidadãos melhores, e mais tardes políticos que cuidem do próximo com zelo. Agradeço a equipe Afasc, pois tudo é feito com muito amor”, relata.

Super cidadãos, personagens que ensinam a ser melhor

Além da logo criada pelo adolescente do Centro de Convivência Vida Nova, Irruan Rodrigues Santiago, os participantes das atividades do Serviço de Convivência criaram os personagens Super Cidadãos, que foram apresentados durante a entrega das cartas. Cada um dos super heróis traz consigo, dons que as crianças e adolescentes acreditam ser benéficos para se ter um bairro e uma sociedade melhor.

Conforme a coordenadora do SCFV de zero a 17 anos, Maria Lauridia Da Silva, a facilitadora realizou muitos debates com os participantes do serviço de todos os CRAS, levou-os a campo e permitiu que eles construíssem essa carta, que está mostrando o que eles buscam de melhor para suas comunidades. “O bairro é o local onde cada indivíduo realiza seus projetos de vida.  E essas cartas descrevem o sentimento dessas comunidades. Os super cidadãos é o sentimento de cada uma das crianças em relação a sua comunidade, o amor que sentem por onde vivem. Nós do Serviço de Convivência somos gratos por todo apoio e carinho que a equipe da Assistência Social tem por nós”, ressalta Lauridia.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE