• Prefeito de Joinville destaca planejamento e união em palestra

Prefeito de Joinville destaca planejamento e união em palestra

03 Jul, 2018 11:07:15 - Geral

Criciúma (SC)

Lideranças políticas e empresariais compareceram a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite desta segunda-feira, 02, para discutir o futuro da região Sul. Fomentar o desenvolvimento foi o grande foco do evento, que teve a promoção da Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL) e Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento contou com a palestra do prefeito de Joinville, Udo Döhler, que trouxe o tema “Experiências positivas na gestão pública de Joinville”. Udo Döhler é empresário, presidente da indústria têxtil Döhler S/A e já foi presidente da Associação Empresarial de Joinville e da Federação das Associação Empresariais do Estado de Santa Catarina (Facisc).

Gestão pública eficiente, planejamento e união foram diretrizes apontadas pelo prefeito da maior cidade de Santa Catarina e a que mais gerou empregos em 2017 para o crescimento de Joinville. “Estamos buscando ser o mais transparente possível onde todo o cidadão pode facilmente ter acesso ao nosso trabalho e que também entenda tudo que está sendo feito. Com o projeto cidade inteligente, estamos estimulando a diversificação da nossa matriz energética. Conseguimos visualizar agora que no futuro não poderemos depender tão somente do segmento metal-mecânica focada no automotivo. Estamos com três unidades do Vale do Silício conosco e vocês devem pensar isso para cá também, inovação e tecnologia”, disse.

O prefeito reforçou ainda a palavra união para que as ações realmente sejam realizadas em prol da cidade. “O futuro não acontecerá pelo esforço isolado das entidades e, sim, se toda a comunidade estiver unida”, observou. Döhler destacou ainda a mobilidade urbana e a importância da academia na solução dos problemas das cidades. “Dois compromissos essenciais à população como a educação e a saúde são precedidos pela mobilidade. Sem mobilidade adequada não chegamos ao posto de saúde, ao local de trabalho, ou a sala de aula. A mobilidade significa permitir a aproximação das pessoas”, observou.

Empoderamento das pessoas

Udo Döhler disse ainda que o empoderamento tem sido um estratégicas da atual gestão. “O desenvolvimento sustentável se constitui sob dois pilares, o do desenvolvimento econômico e social, sem os dois, seguramente, o futuro não será promissor. Essa tem sido a nossa busca constante. E isso se conquista à medida que tivermos a oportunidade de empoderar as pessoas. Por isso, o essencial é que se estimule o trabalho em equipe”, ressaltou.

Primeiro passo

“O Sul precisa buscar novas matrizes econômicas, se replanejar, conhecer novas economias. Precisamos de um planejamento para todo o Sul de Santa Catarina para que possamos buscar novos caminhos. A Acic, juntamente com as demais entidades, fez a provocação. O primeiro passo foi dado, lançamos a semente e a partir de agora precisamos dar início as ações, o mais urgente possível, e ao planejamento do que precisamos para a região. Este será o primeiro de uma série de eventos que faremos de forma integrada, precisamos trabalhar unidos”, destacou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

O presidente da CDL de Criciúma, Gelson Philippi, também ressaltou a união entre toda a sociedade. “Nossos problemas são comuns e senão nos unirmos, entidades, comunidade e Poder Público não conseguimos avançar”.  “Devemos nos unir, tomar iniciativas em conjunto e mostrar que o Sul está pronto para crescer”, acrescentou o presidente da Amrec, Hélio Roberto Cesa, que ao assumir a presidência da associação levantou a bandeira de melhorar o desempenho econômico da região.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, observou o evento como uma oportunidade única. “Este momento é uma oportunidade ímpar para copiar os bons exemplos de Joinville. Aquilo que dá certo em outros municípios podemos trazer para cá, precisamos desse conhecimento. Só a uma forma de crescer, através do trabalho, e Criciúma é uma cidade apaixonada pelo trabalho, um povo que não existe nunca, com grande facilidade para as mudanças. Todo o conhecimento compartilhado nesta noite será aproveitado pelo Governo do Município”.   

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE