• Prefeito da Itália entrega premiação às vencedoras do Angelo Fain Binda

    Iniciativa integra o projeto de intercâmbio cultural por meio de cartas desenvolvido entre os governos de Cocal do Sul e Longarone

Prefeito da Itália entrega premiação às vencedoras do Angelo Fain Binda

30 Mai, 2017 10:52:55 - Política

Cocal do Sul (SC)

Das mãos das crianças, o resgate e a preservação da cultura italiana. É desta forma que o Governo Municipal de Cocal do Sul quer semear a cultura e a valorização aos antepassados que construíram e consolidaram esta cidade. O prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato receberam a comitiva italiana liderada pelo prefeito de Longarone, Roberto Padrin em frente à igreja matriz ao cântico do coral Serenata D’ amore, durante as comemorações dos 25º Aniversário de Gemellaggio entre Urussanga e Longarone. Em seguida, o grupo foi recepcionado na escola municipal Demétrio Bettiol para o ato de premiação das sete crianças que foram destaque durante o projeto de intercâmbio cultural por meio de cartas desenvolvido pelo Governo Municipal de Cocal em parceria com o Governo de Longarone: “Somos Sujeitos Históricos: Nossa História, Nossa Gente”.

O prefeito Padrin entregou os certificados aos alunos premiados no concurso cultural Angelo Fain Binda: Sara Sartor Consoni, Karine Possamai Della,Vinícios Piucco Cechinel, Beatriz Maffiolette De Noni, Jonas Sartor, Caroline Nesi Sangaletti Da Silva e Ana Carolina Moraes de Souza. Os estudantes são das escolas Demétrio Bettiol (5) e Cristo Rei (2).

O prefeito da Itália também trouxe para vivenciar o momento, quatro jovens estudantes de Longarone para fazer o intercâmbio e conhecer de perto o trabalho, sentimento, valorização da cultura e do gemellaggio. “Este momento significa a porta de abertura do pacto de amizade entre Urussanga e Cocal do Sul. Esta terra fundada pelos nossos italianos de Longarone. Obrigado à escola e aos professores por este belo cultivo da nossa história. Queremos continuar com este trabalho de resgate entre as nossas escolas”, salientou Padrin.

Durante o cerimonial, Roberto Padrin presenteou à escola o livro “Di Generazione in Generazione. I nostri ragazzi raccontano l’emigrazione”. A obra destaca os trabalhos dos alunos, inclusive de Cocal do Sul, dos últimos anos. Magagnin também fez a entrega de uma placa em agradecimento ao prefeito Padrin e ao Governo de Longarone pela parceria com o município de Cocal.

Por meio das cartas, as crianças e adolescentes passam a ter uma nova concepção de costumes, tradição e valorização da cultura. O projeto foi criado em 2003 pela professora Liz Regina Zapelini De Bona, em Urussanga e tem o objetivo de manter forte a ligação cultural entre Brasil e Itália. Em Cocal do Sul, ele começou a dar frutos em 2015.

“Estamos muito felizes e gratos por receber em nossa escola uma comitiva italiana, o prefeito de Longarone que vem para fortalecer e dar ainda mais brilho ao nosso projeto cultural. É através das crianças e jovens que vamos cultivar e preservar a identidade cultural do município. O projeto proporciona a reaproximação de gerações, cria laços de amizade, aproxima as crianças de outro país (Itália), de outra língua, cultura, troca de experiências, enriquecendo conteúdos históricos e geográficos. Obrigado pela parceria, pelo carinho, atenção e por esta troca e oportunidade de estarmos juntos no cultivo da memória dos nossos antepassados”, finaliza o prefeito Magagnin.

Sobre o projeto

O projeto de intercâmbio por meio de cartas é realizado em parceria com uma das escolas de Longarone, norte da Itália. Nelas, os alunos soltam a imaginação com base nos ensinamentos das aulas práticas e teóricas ligadas à história do município e as pessoas que a construíram. Na Itália, uma comissão julgadora formada por autoridades do município de Longarone avalia todos os trabalhos e premia os melhores. Os manuscritos também são indicados para o Concorso Culturale Angelo Fain Binda realizado pela Associação Bellunesi Nel Mondo como forma de incentivar o resgate cultural e a memória da imigração bellunese no mundo todo.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal