Prazo para inscrições do Encceja 2018 termina nesta semana

23 Abr, 2018 15:22:36 - Educação

Florianópolis (SC)

Interessados em concluir os estudos têm até esta sexta-feria, 27, para realizar a inscrição no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2018. Para o ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos até o dia da prova e 18 anos para o ensino médio. As provas, aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), serão dia 5 de agosto.

O exame do ensino fundamental será aplicado de acordo com as áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. Para o ensino médio, as provas são divididas em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

A certificação é emitida pela Secretaria de Estado da Educação para o ensino fundamental e médio, já os Institutos Federais de Santa Catarina certificam somente para o ensino médio. O Encceja também emite a Declaração de Proficiência para quem é aprovado em uma ou mais disciplinas. 

Os candidatos devem ficar atentos sobre uma mudança nas provas deste ano, pois quem não comparecer deverá justificar a falta, caso contrário, terá que ressarcir o valor individual gasto pelo Governo Federal para a realização da prova, sendo cerca de R$ 45. A ação foi motivada pelo fato do grande número de ausentes na última edição. Em Santa Catarina, mais de 64 mil se inscreveram nas provas do ensino fundamental e médio, porém aproximadamente de 50% dos candidatos realizaram a prova. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE