• Postos de vacinação abrem neste sábado no Dia D

Postos de vacinação abrem neste sábado no Dia D

11 Mai, 2018 11:15:31 - Saúde

Florianópolis (SC)

Neste sábado, 12, os postos de vacinação da rede pública de saúde de Santa Catarina estarão abertos das 8h às 17h para o “Dia D” da Campanha Nacional contra a influenza. Iniciada no dia 23 de abril, a campanha segue até 1º de junho, em todo o país. A meta é imunizar 90% dos 1.844.225 catarinenses que fazem parte dos grupos prioritários, público-alvo da campanha. Até o momento,173 municípios catarinenses não conseguiram atingir 50% de cobertura.

De acordo com o balanço parcial da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, extraído do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) em Santa Catarina, até esta quinta-feira, 10, foram aplicadas 547.102 doses da vacina, o que corresponde a uma cobertura de 40,19% dos grupos prioritários.

Desse total, 130.496 doses da vacina foram aplicadas em pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições clínicas especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias), o que corresponde a 27,02% desse público-alvo.

Os municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Concórdia se destacaram com o índice de 55,07% do público-alvo vacinado, seguido da Regional de Araranguá, com 51,16% de cobertura e a Regional de São Miguel do Oeste, com 50,92%. Já as Regionais de Saúde de Lages e Florianópolis, respectivamente, com 32,97% e 27,93%, registram as menores coberturas até o momento.

Grupos prioritários

Devem receber a vacina crianças de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), profissionais da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de professores da rede pública e privada. A vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, e a relação completa das salas de vacina do estado está disponível em www.gripe.sc.gov.br.

“Para reduzirmos ainda mais os casos graves, hospitalizações e mortes por gripe em Santa Catarina, devemos manter as ações de vigilância e prevenção, buscando alcançar altas taxas de cobertura vacinal nas populações prioritárias”, alerta a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Vanessa Vieira da Silva.

Perfil Epidemiológico

De 1º de janeiro a 8 de Maio de 2018, foram notificados 311 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Desse total, 52 casos foram confirmados para influenza, sendo 25 pelo vírus A(H1N1)pdm09, 19 pelo vírus A(H3N2), 4 estão aguardando subtipagem para a identificação do tipo de vírus Influenza A e 4 pelo vírus Influenza B.

Os municípios que apresentaram casos confirmados pelo vírus Influenza foram: Florianópolis (15 casos); Tubarão (5 casos); Biguaçu, Itajaí, Joinville, Palhoça e São José (3 casos cada); Blumenau, Braço do Norte, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas (2 casos cada); Brusque, Canelinha, Itapema, Laguna, Lebon Régis, Rodeio e São Miguel do Oeste (1 caso cada).

Em Santa Catarina, também neste período, foram confirmados 4 óbitos por influenza, sendo 2 por tipo A(H1N1)pdm09 em São José e Jaraguá do Sul, e 2 por tipo A(H3N2), em Florianópolis.

Sobre a gripe

A gripe é uma doença grave causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por meio das secreções respiratórias, podendo sobreviver por minutos no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias.

O vírus Influenza possui grande variabilidade de seu material genético, podendo apresentar três tipos e inúmeros subtipos. Os tipos A e B são os que mais causam doenças no ser humano. O Influenza A é subtipado de acordo com as partículas que existem em sua superfície, sendo nominado com as letras H e N (Hemaglutinina e Neuraminidase), por exemplo: H1N1, H3N2, H5N1, H7N9. Todos esses são subtipos distintos do vírus Influenza e podem variar suas características quanto à agressividade. Os vírus Influenza A, que estão circulando com mais intensidade nos últimos anos, são dos subtipos H3N2 e H1N1. Ambos são vírus distintos (não mutações um do outro) e têm o potencial de causar doenças graves.

Como evitar a gripe?

- Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;

- Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou com o antebraço;

- Evite tocar as mucosas dos olhos, do nariz e da boca;

- Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Evite o contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe.

Se você tiver os sintomas da gripe, deve:

- Procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de buscar tratamento adequado;

- Após o início do tratamento, evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);

- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE