• Postos abandonam etanol devido a elevação do preço

Postos abandonam etanol devido a elevação do preço

17 Mai, 2017 21:35:36 - Economia

Içara (SC)

Os reflexos do preço atrativo para a exportação do açúcar estão no mercado interno brasileiro. O álcool já sumiu das bombas da maioria dos postos de combustíveis e o consumo está cada vez mais em queda. Em Içara, apenas o Posto Tigrão mantém o etanol disponível na bomba, atualmente, limitado ao abastecimento de somente 5 mil litros ao mês. O volume representa 3,57% do que é comercializado, por exemplo, em gasolina.

"O preço atualmente compensa em locais com refinaria. Aqui o estoque serve apenas para os veículos que são movidos exclusivamente a álcool. São cada vez menos. E a maioria é de fora em passagem pela cidade”, indica o proprietário do Posto Tigrão, Donato Casagrande. "Não vendemos mais devido a baixa procura. Não dá para ter estoque sem venda", acrescenta também o gerente do Posto Nicão, Emílio Fermo.

Para compensar o álcool em veículos flex, o preço não pode ultrapassar 70% ao valor da gasolina devido ao consumo ser mais elevado. Entretanto, o mercado na região carbonífera está distante desta realidade. Atualmente a gasolina varia de R$ 3,46 a 3,49 em Içara. Já o etanol é oferecido por 3,29. Isto significa até 95,08%. A opção mais econômica é o Gás Natural Veicular por R$ 1,89, entretanto, com a necessidade de vistoria anual.

TEXTO/ CANAL IÇARA
FOTO/ LUCAS LEMOS/ CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE