• Posto Vila Rica de Siderópolis muda o nome para UBS Italina Perego

Posto Vila Rica de Siderópolis muda o nome para UBS Italina Perego

29 Out, 2018 14:29:49 - Variedades

Siderópolis (SC)

Italina Nadir Perego nasceu em 18 de março de 1960 na comunidade de Montanhão em Siderópolis. Seu lema de vida era “Fazer o bem a todos e mal nunca a ninguém”. Trabalhou por 20 anos como vacinadora na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rica. Hoje está mesma Unidade ganhou seu nome em homenagem. Unidade Básica de Saúde Italina Perego é o mais novo nome da UBS Vila Rica de Siderópolis.

Por sua longa trajetória cuidando da saúde da população de Siderópolis e sua batalha contra sua própria saúde, a UBS realizou a homenagem. “Ficamos plenamente emocionadas com a história de vida da Italina. Está homenagem é mais que merecida, ficará para sempre em nossos corações”, comentou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

TRAJETÓRIA

Italina deu início a sua carreira na saúde na gerência regional. No primeiro ano trabalhou na cidade de Treviso, depois foi transferida para a UBS conhecida como Posto Verde, hoje Vila Rica, onde permaneceu por 20 anos trabalhando de vacinadora.

Em 1998 a sala de vacinação passou a ser na UBS São Lucas, e Italina migrou juntamente para o local. Em 2000 fez curso de técnico de enfermagem no Senac. No ano de 2001 foi cedida pelo estado a Siderópolis onde assumiu o cargo de assessora da secretária da saúde. Em 2003 foi convidada a ocupar o cargo de secretária de saúde da cidade. Em 2005 voltou ao estado onde atuou no cargo de chefia no setor de TFD. Nesse período conclui o curso de pós graduação em regulação em saúde na área de concentração: controle, avaliação e auditoria.

FAMÍLIA

Filha de Ilbe Perego e Jacomina Zuchinalli Perego. Casou com José Tadeu Vicente com quem teve uma filha, Maryelli Regina Vicente e uma neta Rafaeli Vicente Dias. Ficou viúva aos 24 anos e aos 28 anos casou-se com Dicson Pessi.

BATALHA CONTRA O CÂNCER

Em 2010, Italina que sempre se dedicou à saúde da população, teve que enfrentar o câncer. Ainda muito nova e com muita vontade de viver, ela trabalhou mesmo durante a quimioterapia. No entanto, mesmo enfrentando dores físicas e conflitos pessoais, ela nunca deixou sua função e mostrou-se presente para seu público até seus últimos dias. No dia 18 de abril de 2011, aos 51 anos, Italina veio a falecer, deixando na história da saúde de Siderópolis o seu nome, como uma grande batalhadora e amiga da população.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE