• Pós-graduação em Direito Eleitoral é inaugurada com palestra

Pós-graduação em Direito Eleitoral é inaugurada com palestra

10 Abr, 2017 11:01:23 - Educação

Itajaí (SC)

O início das aulas da pós-graduação em Direito Eleitoral, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-SC (EJESC) e pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), foi marcado pela palestra “Os novos desafios do Direito Eleitoral”, do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcisio Vieira. A palestra inaugural começou às 18h da sexta-feira (7), na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em Florianópolis.

O presidente do TRE-SC, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, fez o discurso de abertura do evento e ressaltou que a pós-graduação em Direito Eleitoral “visa unir teoria e prática por meio da ciência política e da ética, com aprofundados temas sobre nossa conjuntura política, ética e jurídica”.

Em seguida, o diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, professor José Carlos Machado, acrescentou a satisfação da Universidade pela parceria com a EJESC. “Sobretudo porque expressa a sintonia de interesses entre as instituições, que comungam com o entendimento de que a melhoria da sociedade somente se processará, de fato, pela educação”, disse.

Na sequência, a palestra do ministro Tarcisio Vieira destacou a amplitude do Direito Eleitoral atualmente. “Nós estamos lidando no Direito Eleitoral contemporâneo com uma zona de convergência de vários ramos do Direito”. Outro ponto abordado pelo ministro foi a necessidade de promover um diálogo mais fértil entre o Direito Eleitoral e outras áreas do conhecimento. “O Direito não pode mais ficar ilhado e urge que ele estabeleça algumas pontes de comunicação com, por exemplo, a ciência política, a sociologia, a antropologia”, finalizou.


Logo após o término da palestra, os 36 pós-graduandos participaram da primeira aula da especialização, com a temática “Ciência Política e Teoria Geral do Estado”, ministrada pelo professor Flávio Ramos.

A pós-graduação tem como objetivo viabilizar a formação de profissionais que exerçam suas funções norteados pelo Direito Eleitoral, visando o aprofundamento teórico e prático da legislação, doutrina e jurisprudência.

As aulas acontecerão, quinzenalmente, nas sextas-feiras (das 18h às 22h) e nos sábados (9h às 15h). A previsão é que o curso termine no segundo semestre de 2018.

Assista na íntegra a cerimônia de abertura da pós-graduação e, na sequência, a palestra inaugural do ministro Tarcisio Vieira.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE