• Pós-Graduação da Unesc promove webinar com a psicóloga e consultora internacional

Pós-Graduação da Unesc promove webinar com a psicóloga e consultora internacional

07 Mai, 2020 18:12:00 - Educação

Criciúma (SC)

“A crise é real, e as pessoas não estão sabendo como reagir. Entendê-la, em sua complexidade, é  muito importante”. Assim, a mestre em psicologia e consultora internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Maria Regina de Moraes Xausa, iniciou o diálogo na noite desta terça-feira (6/5). A professora e escritora, de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, ministrou o webinar “Gestão de conflitos em tempos de crise”, promovido pela Pós-Graduação da Unesc.

O bate-papo iniciou com uma dinâmica de conhecimento e percepção, onde os participantes compartilharam suas situações atuais, em diferentes perspectivas. “Estamos em um momento de medo, onde o dia de amanhã é incerto. São conflitos psicológicos para nossa vida e para nossa carreira, que falam desde a saúde até às preocupações de que se teremos um emprego no dia de amanhã”, conta a participante Idernela Gonçalves.

Segundo Maria Regina, sentir estes impactos é natural. São percebidos em todos os aspectos do dia a dia. “Quando imaginamos andar de máscara no Brasil? Na crise, as pessoas não reagem como querem, mas sim como podem. Os conflitos começam a surgir e as fragilidades se afloram, o que torna fundamental cuidar de si. Não se sinta obrigado a trabalhar fora de horário, bater metas extravagantes e salvar o mundo. Até o Super Homem tem fraquezas.”, explica. “A pandemia vai nos transformar, o futuro está sendo construído. Mas também temos que pensar no agora, estamos vivendo e precisamos ficar bem”, completa.

Após a primeira dinâmica, o diálogo foi direcionado à atividades de convivência social, aceitação, autoconhecimento e técnicas de argumentação e conscientização. “São meios para que as pessoas consigam lidar com mais tranquilidade diante de um momento de pressão. Conhecer o cenário tem muita importância e saber reagir a ele é ainda mais fundamental. Temos que cair, mas voltar melhor, sabendo reagir ao imediato”, destaca.

Conheça a professora da noite

Em sua formação, Maria Regina é psicóloga, mestre em Administração e credenciada em Fatores Humanos, Prevenção  de  Acidentes, Crises e Catástrofes pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Em uma carreira dedicada à aviação, foi membro do Conselho Fiscal da Associação de Psicologia da Aviação e do Conselho Internacional de Acreditação da Aviação; presidiu o Conselho Consultivo em Ciências Aeronáuticas do Brasil; ocupou o cargo de gerente de Treinamento da Varig por 13 Anos no Rio Grande do Sul; foi diretora da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS por 10 anos, e tem experiência em Gestão de Crises e Catástrofes, atuado no suporte imediato aos familiares das vítimas do acidente da TAM em 2007. Atualmente é Diretora da Voo Certo Consultoria e ministra aulas nos MBAs da Unesc desde 2010, e também atua em outras instituições do Brasil.   

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal