Porto de Imbituba é bicampeão no Prêmio Expressão de Ecologia

17 Abr, 2018 11:45:06 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A SCPar Porto de Imbituba conquistou nesta segunda-feira, 16, o 25º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Energia, com o projeto da nova iluminação dos cais, utilizando tecnologia LED. A remodelação permitiu reduzir os custos com energia, modernizar a infraestrutura elétrica do porto e aumentar a segurança dos trabalhadores. Esta é a segunda vez que a Autoridade Portuária recebe o maior prêmio ambiental do Sul do Brasil. Em 2016, o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas venceu a categoria Conservação da Vida Silvestre.

A entrega do troféu Onda Verde acontecerá no dia 20 de julho, dentro da programação do Fórum de Gestão Sustentável, que será realizado na sede da Fiesc, em Florianópolis. Além disso, o projeto do Setor de Obras da SCPar Porto de Imbituba fará parte do livro Trajetória Ambiental do Sul, publicação especial da Editora Expressão que trará os vencedores desta e de outras edições.

O projeto

Ao longo de 2017, 226 refletores foram instalados em 22 torres metálicas ao longo dos três berços de atracação do Porto de Imbituba. As novas estruturas são projetadas para suportar rajadas de até 200km/h, em razão dos fortes ventos característicos da região. Para Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista responsável pelo projeto, a constante busca por soluções eficientes e sustentáveis também motivou a opção pela tecnologia LED. “O material é mais resistente e representa uma economia de energia de quase 50% em relação às tradicionais lâmpadas de vapor metálico, além de apresentar uma vida útil estimada em 23 anos”, afirma Piucco.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exige um fluxo luminoso mínimo de 50 lux para atividades portuárias. No entanto, a SCPar Porto de Imbituba adotou a referência mínima de 100 lux para melhor suprir os serviços de operação noturna, proporcionando mais condições de segurança aos trabalhadores e adequando-se aos níveis de iluminação previstos na Normas Regulamentadoras (NRs) 17 e 29 do MTE. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE