• Porto de Imbituba celebra 2016: um ano de conquistas operacionais,

Porto de Imbituba celebra 2016: um ano de conquistas operacionais,

24 Dez, 2016 16:14:14 - Geral

Imbituba (SC)

Na contramão do cenário de retração econômica que marcou o ano 2016 no Brasil, o Porto de Imbituba só tem motivos para comemorar neste fim de ano. 2016 foi a consagração de sua estratégia de gestão operacional e socioambiental. Prova disso são os recordes em movimentação de cargas que vêm batendo mês a mês, as melhorias em infraestrutura e as premiações que conquistou ao longo do ano, a última recebida no início deste mês, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com a outorga do Certificado em Responsabilidade Social.

A expectativa da Administração do Porto de Imbituba é encerrar o ano com um total de aproximadamente 4,8 milhões de toneladas movimentadas, o que representa crescimento de cerca de 40% em relação a 2015. De todas as cargas que passam pelo Porto, o transporte de granel sólido tem se apresentado como referência na região, com ênfase para a movimentação de soja, milho e coque não calcinado.  Outra operação de destaque em 2016 foi a exportação do primeiro lote de carga viva, com o embarque de 4.200 terneiros, em maio.

A quebra de recordes operacionais, aliada aos investimentos em infraestrutura e segurança, e à contínua modernização da gestão, têm garantido ao Porto de Imbituba um ótimo histórico de desempenho. Nos últimos quatro anos, desde que o Governo do Estado, através da SCPar Porto de Imbituba, assumiu a administração portuária, houve crescimento de 93% na movimentação de cargas.

Em 2016, com o objetivo de fortalecer sua eficiência operacional, o Porto de Imbituba realizou e recebeu uma série de melhorias, com destaque para o apoio a recuperação da via de Acesso Norte ao município; a construção de um armazém graneleiro de última geração dentro do Porto, pela arrendatária Fertisanta; o início da operação do sistema de triagem eletrônica para recebimento de caminhões e a recuperação da portaria de acesso 2 (em andamento).

“Este cenário de quebra de recordes e conquistas é reflexo do planejamento estratégico que o Porto de Imbituba tem se proposto a tornar realidade ao longo dos anos, através de um trabalho intensivo e focado no desenvolvimento socioeconômico do Sul do Brasil”, analisa Rogério Pupo, presidente do Porto.

Diferenciais competitivos

Pela sua localização privilegiada e características técnicas, o Porto de Imbituba se insere como importante alternativa logística para atender a demanda do mercado nacional e internacional. Situado em uma enseada de mar aberto e protegido de ventos e ressacas por um molhe de 850m, o Porto garante aos seus clientes flexibilidade para a movimentação de grandes navios e tempo reduzido para manobras.

Desde outubro de 2015, está apto a receber embarcações com capacidade de transportar até 9.600 TEU ou 80 mil toneladas de granéis, o que o coloca como Porto com maior profundidade no Sul do Brasil. Para o escoamento de cargas, o Porto conta com acessos ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo.

Além das conquistas operacionais e de infraestrutura obtidas em 2016, a empresa também recebeu importantes reconhecimentos por sua atuação socioambiental: o Certificado em Responsabilidade Social da Alesc; o Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia; e o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental.

Para Pupo, as homenagens são consequência do comprometimento da SCPar Porto de Imbituba com o crescimento sustentável da atividade econômica na região. “Eles evidenciam o trabalho que temos realizado para fortalecer a relação Porto/Cidade. É um grande orgulho e uma grande responsabilidade para o Porto de Imbituba ser merecedor destes reconhecimentos. Para 2017, nossa meta é ser cada vez mais referência em eficiência, atendimento e sustentabilidade”, analisa o presidente.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE