• Portal da Transparência registra crescimento de acessos em 2016

Portal da Transparência registra crescimento de acessos em 2016

06 Jul, 2016 00:00:00 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Nos seis primeiros meses de 2016, o Portal da Transparência de Santa Catarina teve 1,6 milhão de acessos, praticamente o mesmo do que registrado em todos os 12 meses do ano passado. A média de acessos diários passou de 4.789,6 em 2015 para 8.871,1 em 2016.

No total acumulado, foram 1.623.410 acessos entre janeiro e junho deste ano contra 1.666.768 entre janeiro e dezembro de 2015.

As consultas ainda se concentram na área de gasto público (67%), onde é possível pesquisar os salários dos servidores. Mas além de dados sobre despesas, o portal também traz informações de receita pública e gestão fiscal, incluindo análises gráficas que ajudam a entender as informações.

Mudanças no visual

Mesmo sendo referência e tendo posição de destaque em rankings nacionais da avaliação de transparência, um novo Portal da Transparência de SC começou a ser desenhado em 2015 com a intenção de tornar as informações disponíveis ainda mais claras e objetivas para o cidadão. O princípio seguido é de que quanto mais evidentes estiverem as informações, mais o usuário compreenderá o funcionamento das contas públicas e mais facilmente encontrará o que procura, alimentando-se assim um círculo virtuoso.

Buscando formas de alcançar esses objetivos, o novo portal pretende ter uma página inicial dinâmica, com linguagem cidadã e elementos visuais que estimulem a leitura. O portal funcionará como uma porta de entrada, com uma interface amigável entre o usuário e os dados complexos (números, tabelas e relatórios contábeis) disponíveis no site. O objetivo é que os conteúdos sejam um convite para a consulta desses dados. A meta é de que as mudanças ocorram ainda neste ano.

Informações detalhadas

O portal disponibiliza diariamente informações obtidas do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) sobre as receitas, os gastos na manutenção dos serviços públicos e os investimentos realizados.

Nele é possível obter informações detalhadas sobre os pagamentos efetuados aos fornecedores, pagamentos de diárias aos servidores, convênios e repasses aos municípios, subvenções sociais, além de outras informações de interesse da sociedade. O principal objetivo é aumentar a transparência das informações acerca da gestão pública, permitindo ao cidadão participar e fiscalizar a utilização dos recursos públicos pelo Poder Executivo Estadual.

Para orientações sobre como acessar os dados, consulte o guia para pesquisa no Portal da Transparência.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/GOVERNO DE SC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança