• População de Siderópolis se prepara para pedalar no sábado

    Secretaria de Saúde organiza passeio ciclístico para marcar Dia Mundial sem Fumo

População de Siderópolis se prepara para pedalar no sábado

01 Jun, 2017 10:52:38 - Esporte

Siderópolis (SC)

Um passeio ciclístico sem necessidade de inscrição e trajeto simples, com saída em frente a igreja católica do bairro Fiorita e chegada na Praça Central de Siderópolis, onde a única regra é pedalar. Esta é a ação planejada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, para marcar o Dia Mundial sem Fumo, comemorado na última quarta-feira, 31. Coordenado pelo Programa de Controle do Tabagismo/AB/NASF, o Passeio Ciclístico acontecerá no próximo sábado, 3, a partir das 9 horas.

“O evento é uma ação educativa para informar e mobilizar a população sobre os males causados pelo tabaco. O Dia Mundial sem Fumo foi comemorado dia 31 de maio, mas optamos pelo dia 03 por ser um sábado, assim facilitamos o acesso da população”, destacou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Maria das Graças Venhold Losso. O tema escolhido pela Organização Mundial da saúde para 2017 é ‘Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento’.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde publica que o mundo já enfrentou. As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam dois em cada três de seus consumidores e afetam também, a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de terceiros que poluem ambientes internos (fumantes passivos). A perda de produtividade e o tratamento de doenças relacionadas e que são altamente incapacitantes e fatais e geram enormes prejuízos para as nações. No entanto, esses danos não se limitam a esfera do consumidor. A cadeia de produção de tabaco, também gera danos ambientais, sanitários e sociais para quem produz tabaco, especialmente no meio agrícola, ampliando a dimensão dos danos e prejuízos tabaco-relacionados para as sociedades.

“A participação das famílias será muito importante neste dia, pois não há melhor educação que o exemplo. Unir atividade física com conscientização é um grande exemplo”, enfatizou a responsável pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, Gláucia Cesa Périco.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança