• Pontes de espaguete suportam até 128kg em competição

Pontes de espaguete suportam até 128kg em competição

14 Dez, 2016 17:13:32 - Educação

Criciúma (SC)

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou uma competição inusitada nesta terça-feira (13). Formandos do curso técnico em Edificações construíram pontes utilizando apenas espaguete e cola, numa disputa para ver qual estrutura suportava o maior peso. As pontes mais resistentes foram capazes de suportar 90 e 128 quilos.

Realizada pela primeira fez no Câmpus Criciúma do IFSC, o projeto foi inspirado na competição realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2004 e teve a coordenação dos professores Cleidson Alves e Anderson Muller. Participaram cerca de 80 alunos divididos em nove equipes.

Cada grupo tinha que construir uma ponte treliçada de até 900 gramas, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, com um vão de um metro de distância. Os projetos foram desenvolvidos ao longo da disciplina de Sistemas Estruturais. Desde a semana passada, os alunos passaram a construir a pontes – trabalho que durou cerca de três dias. Para projetar a ponte, os alunos precisam exercitar noções de física, cálculo e estruturas, além de trabalhar com raciocínio lógico e habilidades manuais.

“A competição visa a trazer para a prática alguns conceitos trabalhados na disciplina de Sistemas Estruturais”, explica o professor Anderson. “Tudo não passa de uma brincadeira, de uma competição, mas que faz com que o aluno comece a entender como funciona estruturalmente o que vemos só na teoria. Antes de desenvolver a estrutura, eles precisam calculá-la. E na disciplina eles aprendem a calcular as treliças, que são utilizadas para várias estruturas em edificações”, completa.

Na competição, os professores descontaram, do peso total suportado, quantos gramas as pontes passaram dos 900g estabelecidos. Assim, se uma ponte estava com um peso 10% acima do determinado, foram descontados 10% da carga final suportada pela estrutura.

A ponte vencedora tinha 1,153kg e foi capaz de suportar 90kg. No resultado final, o peso considerado foi de 70kg. A segunda colocada tinha 1,692kg e foi capaz de suportar 128kg. Com o desconto, a carga final considerada foi de 68kg. Na terceira posição, ficou a ponte que tinha 910g e teve carga final considerada de 59kg.

A equipe vencedora era formada apenas por meninas, as alunas do terceiro ano do curso técnico integrado em Edificações Camila Pizetti, Eduarda Bortolon, Helena Fernandes, Laura Milak e Maria Júlia Milak.

“A gente levou duas tardes e uma noite para montar a ponte. Como era final de semestre, foi bem corrido, até porque a ponte exigia bastante tempo e atenção, porque os materiais são bem frágeis. Mas no final foi bem legal. A experiência compensou e a competição foi bem divertida”, diz Laura.

Para os professores do IFSC, o desempenho geral dos alunos foi positivo, considerando-se principalmente que eles participaram pela primeira vez de uma competição deste tipo. As competições de pontes de espaguete são tradicionalmente realizadas em cursos na área de Edificações e têm como objetivo estimular os alunos a trabalharem em grupo e aplicarem na prática conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos, além de projetar estruturas e utilizar softwares para a solução de problemas de engenharia.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança