• Policiais Militares do 19º BPM com formação superior

Policiais Militares do 19º BPM com formação superior

16 Fev, 2017 15:50:56 - Segurança

Araranguá (SC)


Em Santa Catarina, desde 2009, com a entrada em vigor da lei complementar estadual nº 454/2009 - posteriormente alterada pela lei complementar estadual nº 587/2013 - o cidadão que quiser ingressar na Corporação deve ter, obrigatoriamente, além de outros requisitos, a formação em curso superior de graduação reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada.

Também foram realizadas alterações na lei de promoções, para incentivar os soldados mais antigos, que ingressaram na corporação antes de 2009 (quando ainda não se exigia formação superior para prestar o concurso), a cursarem uma faculdade. Isso porque, a partir deste ano os policiais que desejarem se matricular nos cursos de formação de cabos ou de sargentos, além de atender a outros critérios legais, deverão ter formação em curso de nível superior.

Hoje, passados mais de sete anos dessas inovações, já se pode sentir mudanças positivas na instituição. Muitos policiais militares que ingressaram na corporação no tempo em que só era exigido o ensino médio já fizeram ou estão cursando graduação e pós-graduação.

No 19º Batalhão de Polícia Militar, que abrange os quinze municípios da região da AMESC (Vale do Araranguá-SC), existe um total de 259 policiais militares, sendo que 78,37% do efetivo possui formação superior; outros 9,65% estão cursando a faculdade. Dos 203 possuidores de formação superior, mais da metade possui diploma de pós-graduação, na modalidade de especialização. Dos formados, vários já concluíram mais de uma faculdade.

Os cursos mais procurados são: Direito, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Segurança Pública. Mas também há militares formados em diversos outros cursos, tais como: Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Física, Engenharia de Energia, Letras, Matemática, Fisioterapia, Sistemas de Informação e Trânsito.


Destaque

Entre os militares com formação superior e especializações, destaca-se o aspirante a oficial Felipe Santos Silva, que é bacharel em Ciências Policiais e Direito e pós-graduado em Direito Processual Aplicado.

Outro destaque é a soldado Carla de Luca Linhares, graduada em Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. E pós-graduada em Gestão Ambiental.

Mais um que se destaca é o cabo Anderson Dal Pont Zanatta que é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão em Política e Segurança Pública.

Também merecedor de destaque é o 3º sargento Márcio Borges que é graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Segurança e Trânsito.

Quem ganha com essa qualificação é a sociedade.

Como assevera o major Maike Adriano Valgas, subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, que é Bacharel em Ciências Policiais, em Direito e especialista em Trânsito e em Administração de Segurança Pública: “A qualificação dos policiais militares multidisciplinar tem como maior beneficiada a sociedade, pois as diversas frentes de atuação requerem profissionais versáteis e com aptidão e capacitação diversificada. Estamos acompanhando as transformações constantes, sempre em busca da excelência na prestação dos serviços”.

Esse ingresso com formação superior tem se mostrado uma vantagem até mesmo nos próprios cursos de formação da PM, já que os recém-incorporados, com maior experiência de vida, possuem mais conhecimento sobre os problemas e dificuldades da sociedade e, assim, acabam contribuindo junto aos próprios instrutores para uma formação multidisciplinar. 


Qual o curso superior para ingressar em cada carreira?

Atualmente, existem duas carreiras a serem seguidas dentro da Polícia Militar: a carreira dos praças e a dos oficiais. 

A primeira (praças) inicia na graduação de soldado e se encerra na de subtenente. Os soldados e cabos são encarregados da execução. Já os sargentos e subtenentes são encarregados de auxiliar e complementar as atividades dos oficiais quer no adestramento e no emprego dos meios quer na instrução e na administração policial militar, bem como são, ainda, empregados na execução de serviços de policiamento ostensivo peculiares à Policia Militar. Para ingressar na carreira de praça, é necessário possuir curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada.

A carreira dos oficiais inicia na graduação de cadete (denominação que se dá ao aprovado no concurso durante o período de dois anos do curso de formação de oficiais) e se encerra no posto de coronel. Os oficiais exercem as funções de comando, chefia e direção das organizações policiais militares.

Para ingressar na carreira de oficial é exigido o diploma de Bacharel em Direito. Existe, ainda, o quadro de oficiais de saúde (médicos e dentistas) e de oficiais capelães (sacerdotes). Para o ingresso nessas carreiras é obrigatório o curso superior de graduação na área específica à habilitação funcional reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada. Na verdade, o maior beneficiado é o povo catarinense, que necessita diariamente desse serviço essencial e qualificado prestado pela Polícia Militar: segurança pública.


TEXTO: ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE