Polícia Militar divulga resultados dos trabalhos desenvolvidos

20 Jul, 2018 16:49:42 - Segurança

Araranguá (SC)

O primeiro semestre de 2018 foi marcado por um trabalho intenso da Polícia Militar na defesa da população da região da AMESC – que abrange os 15 municípios do extremo sul catarinense, de Maracajá a Passo de Torres. Nos últimos tempos, a população da região pode sentir um aumento considerável da presença policial nessas cidades, trabalho que trouxe grandes resultados. Os números compreendem o período exato de 1º de janeiro a 30 de junho.

Em toda a área do 19º BPM foram realizadas 724 prisões. Foram, também, lavrados 688 Termos Circunstanciados (TC) relativos às contravenções penais e crimes cuja pena máxima não ultrapasse dois anos. Além disso, foram apreendidas 24 armas ilegais, sendo: 03 (três) revólveres calibre 22; 02 (dois) revólveres calibre 32; 04 (quatro) revólveres calibre 38; 01 (um) revólver calibre 357; 02 (duas) pistolas calibre 380; 01 (uma) pistola calibre 40; 08 (oito) espingardas; 02 (dois) rifles e 01 (uma) garrucha.

Também foram apreendidos: 77,257 Kg de maconha; 1,173kg de crack; 1,227kg de cocaína; 17 pés de maconha e 14 comprimidos de ecstasy. Esta grande quantidade de drogas retiradas das ruas foi motivo de muita comemoração por parte dos profissionais de segurança pública, que conhecem os efeitos devastadores que essas substâncias causam na sociedade brasileira. A experiência mostra que grande parte dos crimes de homicídio, latrocínio, roubo, furto e até mesmo a violência doméstica ocorrem devido ao vício em drogas ilícitas.

Outro dado positivo é o alto percentual de recuperação de veículos furtados ou roubados: 61 veículos foram recuperados pelos policiais militares, o que representa uma taxa de 76% do total furtado na região, demonstrando a eficiência do serviço prestado à população. Visando reduzir o número de mortes no trânsito e melhorar a segurança viária da região, foram intensificadas as “Operações Lei Seca”, que acabaram resultando em 152 autuações por embriaguez ao volante. Também constatou-se a redução do número de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período dos três anos anteriores. Em 2015 foram 890 acidentes de trânsito; em 2016, 871; em 2017, 848; e, em 2018, esse número caiu para 835.

No total foram realizadas 3.399 operações policiais na região da AMESC. Foram barreiras policiais, cercos, comandos de trânsito, varreduras, fiscalização de estabelecimentos, presença policial em locais estratégicos das cidades, incluindo todos os pontos da divisa do estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, além de blitz educativas e de orientação. Ressalta-se, ainda, a enorme quantidade de averiguações policiais, muitas resultantes da iniciativa dos policiais que trabalham na rua e outras de denúncias feitas pela população através do 190 e das redes sociais, que foram concretizadas com a abordagem de pessoas suspeitas. No total, foram 607 averiguações policiais.

Além de atuar na esfera da repressão e fiscalização, a Polícia Militar também atua na prevenção, onde realiza o Programa Rede de Vizinhos, as rondas escolares e comerciais, que tem aumentado admiravelmente a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou frequentam esses estabelecimentos. Neste contexto, a Polícia Militar realizou 1.128 visitas nas escolas que participam do programa Rede de Segurança Escolar. No trabalho conhecido como Rede de Segurança Comercial, foram realizadas 3.060 visitas nos estabelecimentos comerciais que participam do programa.

Cabe ressaltar, também, as 2.059 rondas realizadas nas ruas integrantes do projeto “Rede de Vizinhos” nos municípios de Araranguá e Sombrio, uma parceria entre a comunidade e a Polícia Militar, que reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e aumentarem a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública. Pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), foram formados 1.387 alunos das escolas da região da AMESC.

Sobre o trabalho que vem sendo realizado e os resultados apresentados até agora, o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas, ressalta que: “O trabalho de prevenção com inúmeras operações policiais e a pronta-resposta efetiva resultam na expressiva quantidade de prisões e apreensão de drogas e armas de fogo, bem como na recuperação de veículos alvos dos criminosos. O empenho de oficiais e praças tem sido fundamental para o alcance dos números apontados.”

TEXTO/ ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal