Polícia Militar divulga balanço do ano de 2015: resultados foram bem positivos

23 Mai, 2017 15:26:22 - Segurança

Araranguá (SC)

Em 2015, nos 15 municípios da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), a Polícia Militar efetuou 1.274 prisões, apreendeu 38 armas, recolheu uma grande quantidade de drogas e recuperou 125 veículos objetos de crime. Número de prisões foi bem maior que o de 2014, que havia sido 1.079. Quase duzentas a mais. Durante todo o ano de 2015, os policiais integrantes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) trabalharam firme no combate à criminalidade na região da AMESC, que abrange os 15 municípios do extremo sul catarinense, de Maracajá a Passo de Torres. O Batalhão, sediado em Araranguá, possui três Companhias, uma localizada na própria cidade de Araranguá e duas destacadas nas cidades de Sombrio e Turvo.

Nos últimos dois anos, a população da região pôde sentir um aumento considerável de operações policiais nessas cidades, trabalho que trouxe excelentes resultados. Uma breve análise do ano passado é suficiente para constatarmos o sucesso desse trabalho. Na área da 1ª Companhia, que abrange as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá, 672 prisões foram realizadas, sendo que 1.071 pessoas adultas e 197 adolescentes foram conduzidas à delegacia.

Além disso, 20 armas foram apreendidas, sendo: dez revólveres calibre .38, três revólveres calibre .32, três revólveres calibre .22, uma pistola calibre 6.35mm, uma pistola calibre 9mm e duas garruchas. Com relação às drogas, foram apreendidos um quilo e seiscentas e sessenta e oito gramas de maconha, 878 pedras de crack, 27 gramas de cocaína, 21 comprimidos de ecstasy e 25 pontos de LSD.

Outro dado importante é a recuperação de veículos furtados e roubados. Nessa região, os militares recuperaram 70 veículos. Na área da 2ª Companhia, que abrange as cidades de Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e Passo de Torres, foram 515 prisões realizadas, sendo que 935 pessoas adultas e 99 adolescentes foram conduzidas à delegacia. Nessa área, 12 armas foram apreendidas, sendo quatro revólveres calibre .38, um revólver calibre .32, uma pistola calibre 9 milímetros, duas pistolas calibre .380, duas espingardas e dois rifles calibre .22. Em relação às drogas, foram apreendidos dois quilos quatrocentos e oitenta e dois gramas de maconha, mil e cem pedras de crack, noventa e nove gramas de cocaína e oito pontos de LSD.

Além disso, os policiais militares recuperaram 38 veículos furtados ou roubados. Na área da 3ª Companhia, que abrange as cidades de Turvo, Meleiro, Morro Grande, Jacinto Machado, Ermo e Timbé do Sul, foram 114 prisões realizadas sendo que 102 pessoas adultas e 21 adolescentes foram conduzidas à delegacia. Nessa região, seis armas foram retiradas de circulação, sendo um revólver calibre .38, um revólver calibre .32, uma pistola calibre 6.35mm, uma espingardas, um revólver de calibre não identificado e uma garrucha. Em relação às drogas, foi apreendido um quilo novecentos e cinquenta e seis gramas de maconha, 74 pedras de crack e sessenta e seis gramas de cocaína. Nesses municípios 17 veículos furtados foram recuperados pelos militares.

Sobre o trabalho realizado e os resultados de 2015, o 1º tenente Diego Schwartz, chefe da seção de comunicação social do 19º BPM, destaca: “esses números são o resultado de um trabalho amplo na organização, planejamento, emprego e administração do policiamento, por parte do comando do 19º BPM e das suas companhias, bem como da dedicação e força de vontade dos policiais militares que atuam no serviço operacional combatendo o crime. Mesmo com a diminuição do efetivo nos últimos anos, conseguimos aumentar o número de prisões de criminosos. Nossos soldados estão de parabéns!”

Por sua vez, o responsável pelo comando do 19º Batalhão de Polícia Militar, major Cristian Dimitri Andrade, ressalta que: “O excelente trabalho realizado em 2015 demonstra todo o comprometimento e a abnegação dos nossos policiais militares. Profissionais de segurança pública que labutam diuturnamente, patrulhando os 15 municípios da área do extremo sul catarinense. Os eixos estruturantes da Polícia Militar de Santa Catarina se fazem presentes no nosso Batalhão, através da ostensividade, proximidade policial, próatividade, pronta resposta, ação sobre as causas e das parcerias”.

Além de atuar na esfera da repressão e fiscalização, onde tem desenvolvido uma série de trabalhos e operações no combate à criminalidade, a Polícia Militar também atua na prevenção, e realiza as rondas escolares, bancárias e comerciais, que tem aumentado admiravelmente a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou frequentam esses estabelecimentos.

Também desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), direcionado às crianças e aos adolescentes com o objetivo de afastá-los das drogas e da violência. Todo esse trabalho é voltado para deixar a população dos 15 municípios do extremo sul catarinense cada vez mais segura.

TEXTO/ ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal