• Polícia Militar de Araranguá reforçará segurança nas escolas

Polícia Militar de Araranguá reforçará segurança nas escolas

17 Abr, 2017 10:54:57 - Segurança

Araranguá (SC)

Durante a tarde desta quarta-feira, 12, estiveram reunidos na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá, diretores e representantes das escolas de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá, além da secretária de Educação do município, Ariane Almeida e da diretora do Departamento do Ensino Fundamental do município, Tomázia Souza Farias, para serem apresentados os resultados obtidos no ano de 2016 e para discutir as metas para o ano de 2017.

Também participaram do evento,  o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, 1º tenente Diego Schwartz; o coordenador do projeto Rede de Segurança Escolar, 3º sargento Gilson da Silva; a policial militar que atua no projeto juntamente com o sargento Gilson, soldado Bruna Pires e o 1º sargento Márcio Rosa Giani de Matos.

De acordo com a PM, o projeto implantado já há alguns anos vem apontando resultados positivos e tem por objetivo envolver os estabelecimentos de ensino em uma rede de autoproteção e apoio à Segurança Pública.  Ao todo, participarão do projeto este ano, 46 (quarenta e seis) escolas, sendo integrantes das redes Federal, Estadual, Municipal, Privada e uma ONG, dos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá.

Busca-se com o projeto desenvolver as seguintes etapas: seleção estratégica dos estabelecimentos de ensino, reunião com a direção do colégio, ronda nos estabelecimentos de ensino com a utilização de guias de ronda, ciclo de palestras proferidas por policial militar capacitado, controle estatísticos das rondas e ocorrências, avaliação dos resultados.

Os diretores presentes participaram ativamente da reunião, demonstrando o contentamento com os resultados obtidos no ano de 2016 e o interesse em ampliar ainda mais essa parceria desenvolvida com a Polícia Militar.

O diretor da E.B.M. Nova Divinéia, Blau Boelter da Rosa declarou: “A parceria da Polícia Militar com as escolas é muito importante e significativa. O 19° BPM através do Programa ‘Rede de Segurança Escolar’ fornece um exclusivo atendimento com guarnição e viatura, desempenhando um excelente papel de apoio nas unidades escolares. Um trabalho que visa manter a segurança e um relevante suporte na orientação de procedimentos importantes. A E.B.M. Nova Divinéia reconhece esse imprescindível trabalho e parabeniza a corporação pela dedicação e atenção dada às instituições educacionais.”


A diretora da E.E.B.M. 12 de Maio do município de Maracajá, Carla Viviani Daros Scarduelli, também fez questão de falar sobre a parceria: “A E.E.B.M. 12 de Maio, do município de Maracajá, conta com o apoio do 19° Batalhão da Polícia Militar, através da Rede de Segurança Escolar.  Essa parceria é indispensável para se manter a ordem e a segurança da Unidade Escolar, pois  através das visitas  do sargento Gilson e da soldado Bruna conseguimos e conseguiremos resolver certos problemas que muitas vezes nós da escola não encontramos solução.  Esperamos que essa parceria continue neste ano de 2017, trazendo para a comunidade escolar mais tranquilidade e bem estar.”

A diretora da E.M.E.B. Jardim Atlântico, de Balneário Arroio do Silva, Rosemary A. Corrêa Maciel ressalta: “A Rede de Segurança escolar é um projeto que vem dando muito resultado e precisa ser ainda mais valorizado, pois todos nós somos beneficiados com este trabalho. A disciplina de nossos alunos melhorou muito depois do acompanhamento da ronda no ambiente escolar. As crianças gostam e, com isso, cria-se uma interação e muito respeito. Além disso, os policias têm qualificação e postura, transmitem segurança e respeito. Todo corpo docente e alunos estão felizes com esta parceria.”

Também esteve presente na reunião a secretária de educação do município de Araranguá, Ariane Almeida, que salientou: “Este projeto vem sendo muito bem organizado e satisfazendo as redes escolares de nosso município. Tem grande importância por proporcionar mais segurança ao ambiente escolar e a toda comunidade próxima à escola.

Espera-se que neste ano de 2017, consigamos aumentar a parceria do projeto com as escolas, através de palestras com os alunos, pais e funcionários e com mais visitas dentro das unidades escolares, podendo assim, ter contato direto com os alunos. Essa aproximação entre a escola e os policiais militares ajuda a afastar o tráfico de drogas, ameniza problemas de indisciplina e atua na prevenção. O trabalho preventivo é realizado junto aos profissionais que atuam nas unidades, os quais estão sempre buscando a proteção de seus alunos. No entanto, é fundamental que as famílias estejam sempre atentas, orientem e acompanhem a vida escolar de seus filhos."

O comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, 1º tenente Diego Schwartz salientou a importância do trabalho e do engajamento de cada diretor e demais funcionários da escola, além do empenho dos policiais militares, para o sucesso do projeto.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal