Polícia Civil de SC cumpriu mais de 230 mandados de prisão em operações

27 Set, 2017 16:24:25 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Draco/Deic), apresentou, nesta quarta-feira, 27, um balanço das ações contra a criminalidade em Santa Catarina em 2017. Durante as operações, foram cumpridos 238 mandados de prisão e 43 prisões em flagrante. Os policiais também apreenderam 750 munições e uma grande quantidade de armas, incluindo fuzis.

O grupo de trabalho, composto por especialistas no enfrentamento ao crime organizado, firmou importantes parcerias com todas as divisões da Deic, unidades da Polícia Civil, Forças Policiais e Prisionais, Diretoria de Informações e Inteligência (Dini) e, ainda, Ministério Público e Poder Judiciário.

Resultados

- Mandados de busca e apreensão cumpridos - 157
- Mandados de prisão cumpridos - 238
- Pessoas presas por meio de auto de prisão em flagrante - 43
- Inquéritos policiais - 42
- Representações entabuladas por medidas cautelares e meios especiais de investigação - 37
- Armas apreendidas - 38, dentre elas 4 fuzis;
- Munições apreendidas - 750
- Operações de vulto realizadas - 16

Ações de destaque

Foram realizadas ações policiais pontuais e de grande relevância em prol da segurança pública, dentre as quais destacam-se as seguintes:

10/02/2017: Diligências foram realizadas na Capital. A Draco/Deic prendeu cinco pessoas em flagrante, responsáveis pelos atentados contra as Delegacias de Polícia do Norte da Ilha, 7ª e 8ª da Capital, logo após o dia seguinte à prática dos fatos;

15/03/2017: Diligências realizadas em Navegantes. A Draco/Deic, em conjunto com a Dini, prendeu uma pessoa com mandado de prisão e ainda, apreendeu um colete balístico e cadastros de organização criminosa. O preso é apontado como um dos responsáveis pelo atentado ao Fórum de Piçarras e possuía cinco mandados de prisão em aberto;

22/03/17: Foi deflagrada na cidade de Joinville a operação Exôdo22, visando o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva. A Draco, com o apoio de todas as divisões da Deic e DIC Joinville,  prendeu 4 pessoas com mandado de prisão preventiva, sendo 1 delas também autuada em flagrante por tráfico de drogas. Com essa ação, foi desarticulado um grupo criminoso responsável pela prática de furtos a residências e caixas eletrônicos em Joinville e que praticava uma média de seis crimes patrimoniais diários;

20/04/2017: Foi deflagrada operação policial de maior ofensiva contra facções criminosas já realizada em Santa Catarina pela Polícia Civil, nas cidades de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Araquari e Laguna. A Draco teve apoio de todas as divisões da Deic, DPGF, DIPC, Saer, DIC Laguna, DIC e 2ª DRP Joinville, DIC e SIC/DPCO de Balneário Camboriú, DIC de Itajaí e integrantes da Dini. Ao todo, 102 pessoas foram pessoas em decorrência de mandado de prisão. Foram apreendidas três armas de fogo, diversas munições e drogas. A Draco/Deic compartilhou elementos de prova de autoria de crimes de homicídios com a DIC - Divisão de Investigação Criminal de Chapecó e Delegacia de Homicídios da Capital. Ainda durante as investigações, foram compartilhadas informações com a Secretaria de Justiça e Cidadania, e se evitou a prática de homicídio contra detento do sistema prisional;

04/05, 23/06 e 03/08: Derrubada de três depósitos de armas e munições de facções criminosas que atuam no estado.

- No dia 04/05/17, houve operação policial nas comunidades de Novo Horizonte, na área continental, e Papaquara, no Norte da Ilha. A Draco, com apoio da Denarc/Deic, Dini e DINF-SJC, realizou a apreensão de paiol de facção criminosa (sete armas de fogo - dois fuzis M4 calibre 556, uma submetralhadora MT40, uma espingarda calibre 12, três pistolas); e duas pessoas foram presas por mandado de prisão. A ação antecipada com êxito evitou várias mortes, pois esse armamento seria utilizado por determinada organização criminosa para invasão e tomada de uma comunidade no Norte da Ilha, na madrugada de 05/05/2017;

- No dia 23/06/2017, foi realizada operação na Capital - Morro do Mocotó, Morro do 25, Chico Mendes e Saco dos Limões; São José - Comunidade Zanelato; e Palhoça - Pinheira e Barra do Aririú. A Draco, com apoio de todas as divisões da Deic e das delegacias da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis. Deflagra Operação Xeque-Mate; derrubada do paiol de facção criminosa (cinco armas de fogo, sendo  um Fuzil 7,62 e quatro pistolas); ao todo 20 pessoas foram presas, sendo seis em flagrante e 14 em decorrência de mandado de prisão. Dos presos autuados em flagrante, dois participaram da tentativa de homicídio contra um policial militar do 4º Batalhão da Capital (ocasião em que um soldado foi baleado) e, ainda, da chacina ocorrida no Morro da Costeira, na Capital, na qual 6 pessoas foram levadas a óbito. Das armas de fogo apreendidas, comprovou-se que uma delas foi utilizada na Chacina da Costeira e outra na tentativa de homicídio contra os policiais militares do 4º BPM. As informações foram compartilhadas com a Delegacia de Homicídios e 1ª Delegacia de Polícia da Capital.

- No dia 03/08/17, foi realizada operação policial no Norte da Ilha - Ponta das Canas e Morro do Mosquito. A Draco, com apoio das divisões Deic e Dini, encontrou o paiol de facção criminosa, sendo apreendidas 12 armas de fogo (um fuzil AR15, 10 pistolas e 1 revólver). Três pessoas foram presas em flagrante, sendo  que um dos homens é suspeito de participação na execução de membro de facção rival no Morro do Mosquito, na Capital. Após a prisão, foi compartilhado elementos de prova de autoria com a Delegacia de Homicídios da Capital.

27/07/2017: Foi realizada operação policial nas cidades de Florianópolis, Joinville, Garuva e no estado do Mato Grosso do Sul. A Draco/Deic, com apoio da Dini/SSP, Delegacias de Polícia da Grande Florianópolis, DIC e DH de Joinville, e demais divisões da Deic; desarticulou duas células criminosas que atuavam em SC e MS. Ao todo, 10 pessoas foram presas, sendo 7 mandados de prisão e três autuadas em flagrante. Foram apreendidas drogas e uma arma de fogo.

01/08/2017: Realizada operação em Chapecó. A Draco/Deic teve com apoio DIC de Chapecó, DPCAMI, NINT e demais Delegacias de Chapecó. Uma pessoa foi presa em flagrante e foram apreendidos seis quilos de pasta base de cocaína, R$ 15 mil, em espécie e dois veículos novos.

03/08/2017: Realizadas diligências na cidade de Lages. A Draco/Deic, com apoio DIC de Lages, DIC de Joaçaba e Dini, prendeu o líder da organização criminosa que estava foragido da Operação Xeque-Mate e suspeito de estar envolvido em diversos crimes de homicídio na região da Grande Florianópolis, como a Chacina da Costeira.

07/08/2017: Realizadas diligências no Bairro Areias, em São José. A Draco/Deic, com apoio da Dras e Dini, prendeu em flagrante três integrantes de organização criminosa e apreendeu uma pistola Glock. Um dos homens presos é suspeito de participação na execução de membro de facção rival no Morro do Mosquito, no Norte da Ilha. Após a prisão, foram compartilhados elementos de prova de autoria com a DH Capital.

18/08/2017: Realizadas diligências na comunidade Chico Mendes, Capital. A Draco e Dras, com apoio de todas as divisões da Deic, prendeu integrante de facção criminosa com mandado de prisão. O preso é suspeito de realizar os diversos disparos contra guarnição no 22º BPM;

29/08/2017: A Draco/Deic e DIC - Campos Novos, deflagraram uma operação conjunta na cidade de Campos Novos, onde foram presos em flagrante 6 integrantes de organização criminosa, atuante em Santa Catarina. Na ocasião, foram apreendidas na posse da organização criminosa R$ 1 mil em espécie, 3,5 quilos de maconha, 150 gramas de crack, 450 gramas de cocaína, inclusive algumas já embaladas em pinos para comercialização, 2 armas de fogo, munições e aparelhos celulares com conteúdo relacionado aos modus operandi dos criminosos.

07/09/2017: Deflagrada a Operação Independência, coordenada pela Draco/Deic com o apoio de 300 policiais civis de todo o Estado, Deic, DPGF, Depoi, Depol Saer, Acadepol e Dini para o cumprimento de 58 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão, com vistas a cessar os atentados que vinham ocorrendo em SC. Foram presos 47 integrantes de organização criminosa que atua no estado.

20/09/2017: A Draco/Deic prendeu, em Governador Celso Ramos, importante liderança de organização criminosa que atua em SC. Com essa liderança foi apreendida uma pistola Glock calibre 9mm, munições e documentos que o vincula à facção criminosa, sendo autuado em flagrante por esses crimes.

A Policia Civil, por meio da Draco/Deic, além de estabelecer importantes parcerias de trabalho, em especial com a equipe da Dini/SSP/SC (Diretoria de Informação e Inteligência), realizou investigações de forma técnica e qualificada, antecipou ações para evitar mortes na Capital a partir da retirada de armas de fogo de circulação e prisões de lideranças de facções criminosas. Também repassou informações à Secretaria de Justiça e Cidadania, evitando mortes de detentos, e compartilhou elementos de prova de autoria e materialidade de crimes graves com Delegacias de Polícia de área e especializadas. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE