• Pode faltar doses no início da segunda fase da vacinação contra gripe em Maracajá

Pode faltar doses no início da segunda fase da vacinação contra gripe em Maracajá

15 Abr, 2020 00:34:10 - Saúde

Maracajá (SC)

Nesta quinta-feira (16) inicia a segunda fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e os técnicos da Saúde de Maracajá têm uma certeza: a exemplo da primeira fase, que está terminando, não haverá doses suficientes para imunizar todos os integrantes do segundo grupo no primeiro dia e espera-se novas remessas de vacinas.

Devem ser vacinados até o dia 8 de maio, portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e de órgãos públicos, policiais, bombeiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes internados para cumprimento de medidas socioeducativas e adultos presos.

“A previsão de falta se dá pela base utilizada pelo Ministério da Saúde para distribuir as vacinas aos municípios, o Censo do IBGE de 2012; já faltou vacina para idosos, pois temos pelo menos mais 200 idosos que os 660 previsto pelo Ministério”, enfatiza o diretor do Departamento de Saúde, Diogo Copetti.

A Sala de Vacinas do Cemasas de Maracajá, para iniciar a segunda fase da campanha recebeu 150 vacinas, mas tem cerca de 50 idosos acamados que ainda não haviam sido imunizados e priorizou estas pessoas, em virtude da pandemia da convid-19. Restam 100 doses para começar a imunizar o segundo grupo, a partir das 8h de quinta-feira.

“Temos informações que vamos receber uma nova remessa no final da tarde de quinta-feira e estamos preocupados com a situação”, informa a coordenadora da Sala de Vacinas, Silvana Bilésimo, ressaltando que os profissionais do volante foram incluídos, merecidamente, para receber a vacina, mas o estoque não aumentou.

Diante da previsão de insuficiência de doses, critérios estão estabelecidos para garantir a imunização para quem, efetivamente, tem direito. Os motoristas terão que comprovar que estão em atividade como empregados com carteira de trabalho, contra cheque atual de salário ou declaração da empresa e apresentar CNH (C,D,E) com descrição EAR.

Os portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, ou neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesos em grau III, transplantados (órgão sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias (Dow e Klinefelter entre outras) deverão comprovar a situação com atestados, declarações ou receitas de medicamentos utilizados.

O dia “D” de mobilização nacional será em 9 de maio, um sábado, quando as unidades de saúde permanecerão abertas durante todo o dia. Serão vacinados, então, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE