PNAIC 2016: Balneário Rincão inicia formação continuada

28 Out, 2016 10:19:16 - Educação

Balneário Rincão (SC)

Uma oportunidade de troca e conhecimento entre os educadores, além da garantia do direito à alfabetização plena a todas as crianças das escolas de ensino fundamental do 1º ao 3º ano do, até os 8 anos de idade. Este é o objetivo do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com todos os municípios do país. Nesta quinta-feira, 27, os professores se reuniram para participar do primeiro encontro de formação continuada nas dependências da Escola Arroio Rincão. Este é o terceiro ano consecutivo que Balneário Rincão adere ao projeto.


Segundo a Secretária de Educação, Liene Silveira, em 2014 o PNAIC abordou Língua Portuguesa e letramento em Matemática. Já em 2015 e 2016, o programa abriu espaço para as demais áreas do conhecimento de forma a promover a educação integral no sistema de escolarização. “O PNAIC contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem dentro da alfabetização e letramento. Ele veio para qualificar os professores das redes públicas da educação básica com metodologias de propostas de estudos e atividades práticas”, salienta Liene. Conforme Liene, o programa diminuiu significativamente o índice de reprovação e a distorção da idade-série, quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista para a série é de dois anos ou mais. Atualmente, existem cerca de 400 crianças no 1º ao 3º ano nas escolas de Balneário Rincão.

Para a coordenadora do programa, Kate Locatelli, o Pacto é uma mobilização coletiva em prol dos alunos. “O foco é a criança, mas é importante que o professor esteja cada vez mais capacitado. O aluno não tem que somente decodificar letras e números e sim estar letrado, ou seja, saber ler, escrever e interpretar. A nossa meta é que todos saiam do terceiro ano lendo e escrevendo”, pontua Kate. 

Serão três meses de formação continuada para as alfabetizadoras do município. Todas as aulas serão ministradas pela orientadora local do PNAIC, Andréa Tecatch. Ao final, os educadores receberão um certificado de 100 horas de participação. Na última semana, coordenadoras e orientadoras de todos os municípios do Estado se reuniram em Itapema para receber a capacitação para formar os alfabetizadores.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE