• PM de Araranguá realiza solenidade em homenagem a Tiradentes

PM de Araranguá realiza solenidade em homenagem a Tiradentes

23 Abr, 2018 10:43:37 - Segurança

Araranguá (SC)

Na tarde dessa sexta-feira, 20, aconteceu no 19°Batalhão de Polícia Militar, com sede em Araranguá, a Solenidade Alusiva ao Patrono Cívico da Nação Brasileira e das Polícias Militares e Civis JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o "TIRADENTES".

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, marcou a história do Brasil ao participar ativamente dos primeiros movimentos de independência brasileira.

Já incluído nas fileiras militares, no posto de alferes do regimento de cavalaria, na 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, entrou em contato com as ideias iluministas que o motivaram e inspiraram o movimento da inconfidência mineira, movimento que marcou o início do processo de emancipação política brasileira.

Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade da conspiração contra a coroa portuguesa. Foi condenado e morto em 21 de abril de 1792.

Por seu espírito patriota, em 1890 tornou-se mártir da independência e da república e a data de sua morte foi declarada feriado nacional.

Tornou-se patrono cívico da nação brasileira e das polícias militares e civis no brasil.

O Alferes Tiradentes honrou com sua própria vida valores éticos e morais, valores inerentes à atividade policial militar. Seu exemplo serve de motivação para nossa labuta diária no cumprimento de nossa missão constitucional, superando obstáculos existentes na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida com dignidade à sociedade catarinense.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE