• Planos ao desenvolvimento de Tubarão são apresentados à comunidade

Planos ao desenvolvimento de Tubarão são apresentados à comunidade

29 Nov, 2018 16:18:46 - Variedades

Tubarão (SC)

O desenvolvimento de Tubarão e região está em pauta durante o Inovation Summit, que ocorre na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva até esta sexta-feira (30). O planejamento para que o município se torne a melhor cidade para se viver no Brasil até o ano de 2050, por exemplo, já foi apresentado e, com o apoio de várias integrantes da sociedade, tem, aos poucos, sido colocado em prática, com ações para transformar a cidade. Hoje, o município é o 12º no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina e o 53º no Brasil.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Tubarão, Giovani Bernardo, durante os encontros definiu-se os principais eixos a serem trabalhados para

transformar a cidade até o ano de 2050. Entre eles estão o Agronegócio, Comércio, Construção Civil, Saúde, Tecnologia da Informação, Logística e Turismo. "É uma visão de longo prazo para o desenvolvimento da cidade. Assim, quando vier uma nova gestão, ela terá um norte a seguir. Este plano não está totalmente pronto, pois sempre será atualizado", ressalta o secretário. Ainda, conforme Bernardo, o grande desafio do plano é a melhora da renda per capta da população tubaronsense. Por isso, fomentar os setores e criar um plano de desenvolvimento é essencial para aumentar a geração de emprego e renda.

Polo irradiador de desenvolvimento

O Sebrae é um dos apoiadores da criação de ações para o desenvolvimento do Município. Segundo o coordenador regional do Sebrae, Murilo Gelosa, tem-se criado ações em diversas áreas, melhorando o processo produtivo da cidade. "Este planejamento é para conscientizar e comprometer as pessoas. As entidades e todas as pessoas devem participar o desenvolvimento. É necessária esta discussão para sabermos o rumo que a cidade quer tomar", aponta. Como Tubarão é polo da região da Amurel, o desenvolvimento da cidade é extremamente importante, pois auxilia também no crescimento dos municípios vizinhos. "A cidade de Tubarão tem tudo para crescer e se desenvolver. É uma cidade pujante, que está situada próximo das praias e da serra, além se ser cortada pela BR-101, possuir um aeroporto nas proximidades, bem como ferrovias", comenta o coordenador do Sebrae.

Desenvolvimento que vem da terra 

O agronegócio é responsável por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Tubarão. Mesmo que não esteja em crescimento, poderá continuar ocupando a mesma quantia do PIB quando os demais setores estarem fomentados. Hoje, a principal atividade é a rizicultura. Contudo a bovinocultura de corte possui potencial para o crescimento, assim como a produção de hortaliças e a silvicultura. Com o plano criado, o objeto é fomentar estas áreas, bem como alavancar o associativismo na cidade.

Qualificação do comércio

Com mais de 800 associados, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL) apoia o

desenvolvimento do plano para Tubarão. Por isso, tem analisado a forma de atendimento realizada na cidade. "Nossa intenção é ser um polo regional dinâmico, inovador, diversificado, promovendo experiências agradáveis aos clientes", afirma o diretor executivo da CDL, Felipe Nascimento. Antes mesmo do término do plano, segundo Nascimento, algumas ações já são colocadas em prática. "Nós despertamos a vontade de qualificar e começamos a fazer treinamentos e apontar os pontos críticos do comércio em Tubarão", comenta.

Vias interligadas

Na área da logística, Tubarão é privilegiada. É cortada pela BR-101, possui ferrovia, hidrovia e até mesmo um aeroporto. Entretanto, segundo o empresário Beto Lima, é

necessário fazer uma interligação entre todos os caminhos. "Podemos até criar um hub para baratear os custos do transporte. Estamos trabalhando em todos os meios, mas quanto às rodovias, estamos trazendo um Sest/Senat a Tubarão, que beneficiará os trabalhadores da área", salienta.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal