• Plano de Recursos Hídricos: Sociedade participa de oficina temática

Plano de Recursos Hídricos: Sociedade participa de oficina temática

10 Ago, 2018 17:10:36 - Geral

Jaguaruna (SC)

Metodologias participativas envolveram representantes do poder público, vereadores, usuários de água e população de Balneário Rincão, Sangão e Jaguaruna na tarde desta quinta-feira, dia 9, durante uma oficina temática promovida pela coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga.

A ação contempla a etapa B do projeto e aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaguaruna. Na oportunidade foi identificada a dinâmica social da bacia, os problemas e as soluções. "Essa etapa faz parte do diagnóstico que a coordenação do Plano está elaborando através da participação da população. Desta forma conseguimos identificar quem são os atores que colaboram com o gerenciamento dos recursos hídricos. Uma das atividades, por exemplo, é verificar o grau de comprometimento que os diversos órgãos têm com a água nos municípios. Em outra técnica identificamos os principais problemas que os cidadãos enxergam e sentem. Confrontamos estes dados com as informações levantadas pelos técnicos. Em outra parte conseguimos vislumbrar, com a manifestação da sociedade, o que seria ideal para a bacia do Rio Urussanga", pontua o coordenador do Plano, Celso Albuquerque.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, também contribuirá com a construção do Plano que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros. O Plano estabelece ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo, a fim de garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia.   

A Bacia

A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE