• Plano de Recursos Hídricos: Oficina temática aponta problemas e soluções

Plano de Recursos Hídricos: Oficina temática aponta problemas e soluções

02 Ago, 2018 15:21:10 - Geral

Urussanga (SC)

O uso de metodologias participativas despertou a interação, exposição e troca de ideias durante a primeira oficina temática feita dentro do projeto de execução para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. A ação ocorreu em Urussanga na tarde de quarta-fira, dia 1º de agosto, e envolveu representantes do poder público, usuários de água e população dos municípios de Pedras Grandes, Cocal do Sul e Urussanga.

"Nos três encontros regionais que já realizamos envolvendo os dez municípios inseridos na bacia percebemos que a extensão da Bacia do Rio Urussanga é relativamente pequena, mas os problemas são relevantes. Por isso agora neste processo das oficinas queremos identificar os gargalos para que a gestão das águas possa efetivamente funcionar. Esse elo que às vezes está faltando irá aparecer no diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos", salientou o coordenador do Plano ligado à Unisul, Celso Albuquerque.

A oficina temática promoveu a identificação da dinâmica social da bacia utilizando métodos como, por exemplo, o Diagrama de Venn. Neste caso, o alvo central foi representado pelos recursos hídricos e o posicionamento ao redor de órgãos, instituições e entidades fez relação com a proximidade e envolvimento no processo como um todo. A discussão de problemas para a gestão da água também foi exposta em um painel denominado "Muro das Lamentações". Outro painel com o desenho de uma árvore mostrou as necessidades atuais e as futuras. Em seguida, o espaço "Caminho Adiante" fez a ligação entre os problemas e as soluções.

As próximas oficinas temáticas irão ocorrer no dia 9 de agosto, em Jaguaruna, para os municípios de Balneário Rincão, Sangão e Jaguaruna, e no dia 30, em Morro da Fumaça, para os municípios de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça e Treze de Maio. O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga irá estabelecer ações e metas estratégicas a serem executadas em curto, médio e longo prazo, a fim de garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia.

O projeto está sendo desenvolvido por técnicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, também contribuirá com a construção do Plano que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros.

A Bacia

A Bacia do Rio Urussanga está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE