• Plano de 60 dias da Unesc inicia trabalho de consultoria

Plano de 60 dias da Unesc inicia trabalho de consultoria

03 Abr, 2019 20:44:13 - Educação

Criciúma (SC)

“Vim para mudar e buscar estratégias para melhorar cada vez mais o atendimento e pensar em novos serviços para estar oferecendo aos clientes”. A fala é da cabeleireira Juliane Spíndola, que há 13 anos atende moradores do Bairro Santa Luzia e das proximidades em seu salão e resolveu que havia chegado a hora de olhar o seu negócio de maneira diferente. O salão de Juliane é uma das 22 empresas que receberão consultoria de acadêmicos e professores dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc no projeto Plano de 60 dias, que iniciou as atividades do primeiro semestre de 2019 nesta semana.   

O projeto busca oportunizar espaços na Universidade para as empresas refletirem o desempenho dos seus negócios e para os acadêmicos se aproximarem da realidade do mercado de trabalho. Os acadêmicos iniciaram as atividades com um diagnóstico das empresas participantes nas dimensões Estratégica, Financeira, Marketing, Operacional e de Pessoal. A partir disso, eles farão uma proposta de trabalho com a priorização de fragilidades encontradas. Todo o processo é realizado com a participação dos representantes das empresas, que terão encontros semanais na Universidade com estudantes, orientados por professores.

“Como em sala de aula aprendemos conteúdo técnico e teoria, o Plano de 60 dias é um espaço para aprendermos na prática. Tenho certeza que esta experiência vai nos fazer crescer. O projeto é um jeito muito interessante de se adquirir conhecimento”, afirma a aluna da sétima fase do curso de Administração, Rafaela Gaidzinski Mior. O trabalho é realizado por meio das disciplinas de Consultoria Empresarial dos cursos de Administração e de Comércio Exterior, ministradas pelos professores Ricardo Pieri e Sérgio Mendonça da Silva, dentro do Plano de 60 dias, coordenado pela professora Gisele Coelho Lopes.

“Trata-se de uma consultoria acadêmica com o objetivo de associar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos seus cursos com as práticas vivenciadas pelos empresários no dia a dia, em uma relação de ganha-ganha, propiciando o desenvolvimento das empresas e o crescimento dos acadêmicos”, explica Pieri.

A coordenadora do Plano de 60 dias explica que o projeto tem protagonizado uma consultoria acadêmica em gestão organizacional há seis anos. “Somente a Unesc em todo o Sul catarinense conseguiu realizar essa iniciativa nos últimos anos. Essa experiência coloca a Universidade como vanguarda no apoio na orientação sobre gestão aos micro empreendimentos de Criciúma e região. Temos muitas experiências exitosas que são verdadeiros cases que mostram que a Unesc pode contribuir para o desenvolvimento destas organizações. Como coordenadora deste projeto sinto que já chegamos na fase da maturidade e que nos próximos anos podemos fortalecer cada vez mais esta iniciativa”, afirma Gisele.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança