• PL de Minotto dá prioridade às pessoas com deficiência

PL de Minotto dá prioridade às pessoas com deficiência

12 Set, 2016 13:59:11 - Política

Florianópolis (SC)

Está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 0283.4/2016, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que assegura às pessoas com deficiência prioridade de vaga em escola pública do Estado que seja localizada próxima da residência da mesma. Para o parlamentar, as dificuldades de mobilidade e acessibilidade tem sido recorrentes na vida das pessoas com deficiência.

Embora estejam asseguradas por lei, na prática, via de regra, não ocorrem, pela ausência de políticas públicas para o setor. “As pessoas com deficiência que estudam enfrentam dificuldades de acesso no seu cotidiano em seu trajeto escolar porque precisam ir a pontos de ônibus, dependendo, na maioria dos casos, do auxílio de cuidadores”, explica Minotto.

De acordo com o projeto de lei, a pessoa com deficiência deverá comprovar, com atestado, relatório ou laudo médico, por médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde, o tipo de deficiência e, se necessário, que tipo de assistência deverá receber durante o período letivo.

A matéria está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, e, se aprovada em plenário, o Poder Executivo terá o prazo de 180 dias contados de sua publicação para regulamentar o funcionamento. “Em cumprimento ao direito de proteção social à pessoa com deficiência e, considerando o impacto social sobre este segmento, na perspectiva da melhoria de suas condições de vida, propomos o presente projeto de lei objetivando garantir o direito à proteção social e assegurar o direito ao acesso às escolas mais próximas das pessoas com deficiência”, finaliza o deputado Rodrigo Minotto na justificativa.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança