PF prende falsa advogada que aliciava índios para fraudar Previdência Social

14 Jun, 2017 15:00:09 - Brasil

Brasília (DF)

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (14), em Ponta Porã (MS), uma estelionatária que se passava por advogada para aliciar índios e, assim, fraudar a concessão de benefícios sociais como a aposentadoria rural. Além de deter a falsa advogada preventivamente, a força-tarefa previdenciária apreendeu na casa da investigada documentos indígenas, carteiras de identidade e formulários de pedido de benefícios previdenciários.

Em apenas três fraudes já identificadas, o prejuízo evitado para a Previdência Social chega a R$ 600 mil. Também foram identificadas fraudes em empréstimos consignados feitos em nome de índios da etnia Kaiowá, principais alvos da ação da falsa advogada, cujo nome não foi confirmado. A operação policial contou com a participação de representantes da Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Fazenda e do Ministério Público Federal. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Ponta Porã.

Em 2015, a Polícia Federal já tinha desbaratado um esquema fraudulento semelhante em Amambai (MS), evitando um prejuízo de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

TEXTO/ LIDIA NEVES/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE