PF faz operação de combate a grupo de sequestradores em São Paulo

30 Jun, 2017 15:18:08 - Brasil

São Paulo (SP)

A Polícia Federal deflagrou hoje (30) a operação Grajaú, a fim de desarticular uma organização criminosa que vinha praticando crime de extorsão, envolvendo o sequestro de funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF). Sete dos nove acusados pelos crimes já estão presos. A PF também apreendeu material explosivo. Para cumprir os oito mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, foram mobilizados em torno de 70 policiais. Segundo a PF, por se tratar de crime hediondo, a prisão temporária tem prazo de 30 dias, prorrogável por igual período. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

O inquérito policial teve início em outubro de 2016, após o sequestro de familiares do tesoureiro de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na zona sul de São Paulo. As vítimas foram mantidas em cárcere privado. Para obrigá-los a abrir o cofre e entregar os valores, os criminosos mantiveram os reféns vestidos com coletes amarrados ao corpo com explosivos. De acordo com as investigações, a organização criminosa é uma ramificação da quadrilha responsável por um terceiro sequestro semelhante, que ocorreu em outubro de 2015, em que três dos integrantes da quadrilha foram identificados.A comunicação entre os sequestradores e as vítimas era feita por WhatsApp, inclusive com envio de fotos de parentes amarrados a explosivos. Em novembro do ano passado, ocorreu o segundo sequestro do tipo. Em ambos os casos, os cativeiros localizavam-se na mesma região do Grajaú. A semelhança das ações levaram às investigações conjuntas.

Nos três sequestros praticados, os criminosos utilizaram pelo menos quatro fuzis, pistolas e coletes com explosivos nas vítimas como forma de coação para a entrega do dinheiro exigido. Depois de monitorar um dos acusados, a PF conseguiu prender, em flagrante, no último domingo (25), oito pessoas que estavam se preparando para assaltar uma agência bancária. Eles usavam carro blindado e farta quantidade de armamento e munição. Nessa ação, a PF contou com Polícia Militar de São Paulo. Os investigados vão responder pelos crimes de extorsão mediante sequestro, com penas de 12 a 20 anos de prisão, por haver vítima menor de idade.

TEXTO/ MARIA CLAUDIA/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE