• Pessoas com deficiência visual exploram o mundo das histórias

    Biblioteca da Unesc realizou contação nesta terça-feira

Pessoas com deficiência visual exploram o mundo das histórias

27 Jun, 2017 16:14:47 - Educação

Criciúma (SC)

Cheiros, formas e texturas invadiram a Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc na tarde desta terça-feira (27/6). Ela recebeu crianças e adultos cegos ou com baixa visão da Advisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) para a contação das histórias “Maria vai com as outras” e “Semente da verdade”. A interação ocorreu no Espaço Infantil e após a contação, os visitantes conheceram o Museu de Zoologia da Universidade.

A assistente social da Advisul, Fernanda Vargas, afirma que momentos como os desta terça-feira são importantes para a inclusão e para o incentivo para a leitura. “Esse contato com as histórias e os objetos presentes nelas é um incentivo para que eles realizem mais leitura em Braile. E com a visita ao Museu, encerraremos uma tarde de aprendizado e diversão”, comentou.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, esta foi a primeira vez que a Biblioteca da Unesc recebeu um grupo de pessoas com deficiência visual para a atividade de contação de histórias. Ela explica que as contadoras precisaram transformar os objetos utilizados em audiodescrição, para fazer com que os ouvintes possam construir imagens mentais para visualizarem os elementos que fazem parte da história e então entrar no mundo da imaginação.

“Para nós foi um desafio. Fomos tendo ideias e conversamos com a Bete (Elizabete Gonçalves, funcionária da Unesc que é cega) para saber como poderíamos trabalhar a contação de modo que ficasse atraente para eles. Então produzimos uma ovelhinha para que possa ser tocada pelos ouvintes e uma toca simulando o pelo dela para a história “Maria vai com as outras” e utilizamos sementes, flores de papel e naturais, folhas de texturas diferentes e cheiro de flores para a “Semente da verdade”, explicou Elisângela.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE