Pesquisas da Udesc são apresentadas em congressos internacionais

02 Mai, 2017 11:31:42 - Educação

Curitiba (PR)

Quatro pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão sendo expostas em eventos internacionais.

Desenvolvidos nos laboratórios de Saúde da Mulher (Lasam) e de Postura e Equilíbrio (Lapeq), os estudos do curso de mestrado foram apresentados no Bit's 7th Annual World Congress of Molecular & Cell Biology, em Xi’an, na China, nesta semana, e farão parte do 5º Congresso Internacional Inspirar de Fisioterapia Pélvica, que será realizado de 4 a 7 de maio, em Curitiba.

A coordenadora do Lasam, professora Fabiana Sperandio, conta que as pesquisas abordam os benefícios da acupuntura na terapia para endometriose, a importância do equilíbrio postural para gestantes e a realização de exercícios do assoalho pélvico para minimizar a incontinência urinária.

Segundo ela, os congressos são uma boa oportunidade para divulgar a produção da universidade e se manter atualizado sobre pesquisas de outras universidades. "As mestrandas Géssica Moreira e Kamilla Zomkowski estarão expondo seus trabalhos em Curitiba e a mestre Tatiane Regina de Sousa esteve na China", destaca.

Confira os estudos

Na China, foi apresentada a pesquisa "The effect of acupuncture on pain, dyspareunia and quality of life in brazilian women with endometriosis: a randomized clinical trial", com autoria de Tatiane Regina de Sousa, Bruna Cruz de Souza, Kamilla Zomkowski, Priscila Cibils da Rosa e Fabiana Flores Sperandio.

Em Curitiba, serão expostos os seguintes estudos:

- "Análise do equilíbrio e da estabilidade postural em gestantes", de Géssica Maria Moreira, Vanessa Biasoli, Diego Martins, Gilmar Moraes Santos e Fabiana Flores Sperandio;

- "A acupuntura como terapia complementar para minimizar as manifestações clínicas da endometriose", de Tatiane Regina de Souza, Géssica Maria Moreira e Fabiana Flores Sperandio;

- "Exercícios do assoalho pélvico para a incontinência urinária durante o pós-parto: resultados preliminares de uma intervenção única", de Cinara Sacomori, Kamilla Zomkowski, Fernando Luiz Cardoso e Fabiana Flores Sperandio.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara