• Pesquisadora alerta sobre proposta de mudança da Lei sobre antenas

Pesquisadora alerta sobre proposta de mudança da Lei sobre antenas

17 Abr, 2017 15:43:22 - Política

Içara (SC)

A pesquisadora Mariléia Giassi Zanette com mestrado em ciências ambientais e trabalhos realizados sobre poluição eletromagnética e saúde pública, esteve reunida com os vereadores de Içara, na última quinta-feira para apresentar alguns estudos referentes à poluição eletromagnética.

A preocupação da pesquisadora ocorre em virtude do projeto de lei apresentado pelo vereador André Mazuchello Jucoski, o Polakinho, que está tramitando nas comissões permanentes da Câmara Municipal que dispõe sobre normas urbanísticas específicas para a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações autorizadas, com isso extinguindo a limitação de distância mínima de 300 metros como parâmetro para o afastamento de torres e antenas de telefonia móvel das residências e edificações, conforme estabelece a Lei Municipal Nº 1819, de 08 de agosto de 2002.


“Estamos em tempos que ninguém quer ficar sem tecnologia, mais é preciso cuidados com o meio ambiente e a saúde pública”; avisou Zanette. Segundo a pesquisadora a questão em debate é de saúde pública e sanitária, pois a poluição eletromagnética interfere no sistema biológico. “Tudo na natureza é frequência e sendo assim qualquer frequência atinge o sistema biológico, por isso o cuidado”.  Mariléia Giassi Zanette acrescentou que pesquisas apontam que pessoas que residem até 400 metros de uma antena de celular tem três a quatro vezes mais chances de ter câncer, e sugeriu que as antenas sejam colocadas ao longo de avenidas. “O afastamento é a única forma de proteção, peço que os vereadores analisem bem a proposta, pois é preciso pensar primeiro na saúde púbica”; destacou Mariléia, que há 15 anos estuda sobre o assunto.

Para o autor da proposta vereador Polakinho o município demanda de melhorias nos serviços de telefonia móvel. “Respeito à opinião da pesquisadora, mas a cidade precisa dessas melhorias, e as antenas estão conforme as normas da Organização Mundial de Saúde”; apontou.  “Vamos continuar esse debate, são pontos de vistas diferentes, o projeto segue seu tramite normal nas comissões desta Casa”; informou o Presidente do Legislativo Alex Ferreira Michels.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança