• Personalidade internacional Chan Kei Thong palestra na Unesc

Personalidade internacional Chan Kei Thong palestra na Unesc

14 Ago, 2019 08:56:51 - Educação

Criciúma (SC)

Com a experiência de 40 anos de atuação na equipe da Singapore Cru e na co-fundação da Leadership Development International (LDi), o chinês Chan Kei Thong compartilhou nesta terça-feira (13/8), na Unesc, parte do seu conhecimento reconhecido internacionalmente na área do desenvolvimento de lideranças. O profissional abordou os temas “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”, em encontros realizados para as comunidades interna e externa ao longo da tarde e da noite, respectivamente, no Auditório Ruy Hülse. Nesta quarta-feira (14/8) Chan segue ministrando palestras na Universidade, desta vez pela manhã e tarde, com foco voltado à gestores de escolas e secretários de educação, além de gestores e professores da Unesc.

O conhecimento adquirido por Chan Kei Thong fez com que seu empreendimento tenha se tornado um dos mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários. Diante deste cenário, Chan identifica os motivos pelos quais as empresas, sejam ela de quais áreas forem, prosperam. Dentre tantos pontos importantes, conforme ele, o principal é uma boa liderança. “Onde você encontrar um bom ambiente, bons resultados e pessoas felizes, ali com certeza existe um bom líder”, destacou.

A definição desta figura, de acordo com o palestrante, pode ser resumida como “uma pessoa que pode influenciar outras pessoas a realizar um propósito em comum”. “Para isso é essencial que se tenha um propósito de todos neste trabalho. Diante deste cenário, o comando da equipe deve ser feito de influência e não de autoridade, o que é muito diferente. Se você não for, de fato, um líder e uma influência, as pessoas irão te ouvir apenas quando não tiverem opção. Caso contrário cairão fora”, completou.

Ao estudar sobre as figuras de liderança, suas habilidades e necessidades, Chan aponta seis características necessárias para a personalidade de quem ocupa a função. “Ele precisa ser humilde, fiel, responsável, ter um quociente emocional alto, ser consciente e autodisciplinado”, pontuou. Apesar de tantas necessidades para o perfil ideal, conforme o palestrante, engana-se quem pensa que é preciso nascer com um dom específico para ser uma boa liderança. “Apenas algumas nascem com habilidades, mas todos podem conquistá-las. Todos podem ser treinados para liderar e agir como uma verdadeira liderança”, salientou.

Negócios como missão

Entre os ensinamentos deixados por Thong neste primeiro dia de encontros, um dos mais marcantes foi a importância da missão de um negócio. Conforme o visitante, ao empreender em qualquer ramo o objetivo principal não deve ser o resultado financeiro. “É a missão, a importância dela para os envolvidos, o que vai definir o sucesso ou não desse empreendimento. O lucro é resultado e não o objetivo”, destacou.

Ao ter uma missão clara e forte, conforme Chan, é preciso ainda ter um ambiente saudável de trabalho, situação também de responsabilidade da liderança. “É por isso que invisto muito na seleção de pessoas. Precisamos escolher muito bem aqueles que estarão em nosso ambiente e o melhor momento para isso é antes de contratar, o que pode evitar grandes problemas. Para se ter um ambiente saudável é preciso ter pessoas saudáveis e temos que prezar por isso”, disse.

Ao longo dos encontros Thong fez questão de interagir com o público presente, instigá-lo a discutir situações e a fazer questionamentos sobre os temas apresentados. Nesta quarta-feira (14/8) as palestras com a personalidade internacional serão realizadas às 9h, com o tema “A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos”, e às 14h, sobre “Princípios de liderança para a construção de comunidades”. O evento é aberto à comunidade externa e a forma de acesso é por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE