• Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta

    Semana do Meio Ambiente da Unesc inicia neste domingo

Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta

01 Jun, 2017 10:02:34 - Educação

Criciúma (SC)

Uma das grandes preocupações da Unesc é o cuidado com as questões socioambientais. Com base nas políticas institucionais da Universidade, que traz uma concepção da integração de todos os elementos que compõem o ambiente em que vivemos, nasceu a programação da 12ª Semana do Meio Ambiente, que traz como tema central “As Questões Socioambientais e os Cuidados com a Casa Comum”. O evento inicia neste domingo (4/6), com o Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, e segue até quarta-feira (7/6), com palestras, debates e outras atividades educativas. 

Os cuidados com o ambiente físico, gestão de resíduos, mobilidade urbana e acessibilidade, economia solidária, segurança alimentar, resíduos sólidos, ética, direitos humanos, entre outros assuntos, serão debatidos durante a semana.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Zeca Virtuoso, o encontro tem o intuito de nos ajudar a compreender melhor a nossa atual realidade socioambiental. “A começar pela questão dos recursos hídricos, pois coloca nossa região em situação de vulnerabilidade hídrica, em virtude da contaminação de dois terços dos rios pelo esgoto doméstico, pela mineração e por uso de agroquímicos na agricultura, dentre outras fontes poluidoras”, comentou.

Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia

Para abrir o encontro, neste domingo (4/6), ocorre o 1º Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, que vai mobilizar ciclistas em defesa da bandeira da recuperação do Rio Mãe Luzia. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer um movimento articulado pela comunidade regional, motivado pelo livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, lançado em 2014, pelo professor Carlos Renato Carola e o historiador Nilso Dassi.

O evento ciclístico é um dos pontos altos da programação, no qual são esperados mais de 500 ciclistas para um percurso de aproximadamente 80 quilômetros. O trajeto inicia na nascente do Rio Mãe Luiza, no município de Treviso, às 7 horas, e passa pelos municípios cortados pelo rio: Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha e Maracajá. 

“Será uma grande oportunidade para a população envolvida pensar sobre a importância de buscarmos as condições políticas e técnicas para a realização de projetos que melhorem a situação atual do rio, devolvendo, assim, a esperança do retorno da vida ao longo do seu leito”, comenta Zeca.

Confira a programação

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE