• Pedro Uczai comemora fim das coligações partidárias

Pedro Uczai comemora fim das coligações partidárias

06 Set, 2017 15:31:03 - Geral

Florianópolis (SC)

A Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta terça-feira (05), em primeiro turno, o texto-base da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 282/2016, que, dentre outros pontos, determina o fim das coligações partidárias a partir de 2018. Por 384 votos favoráveis e 16 contrários, os parlamentares decidiram por fim as alianças entre partidos políticos nas eleições para deputados e vereadores, além de instituir a chamada cláusula de barreira, que ira diminuir o número de partidos com acesso aos recursos públicos e ao tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. A Câmara deve retomar a votação sobre as mudanças nas regras eleitorais na próxima semana.

Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), esse foi o primeiro passo para alterar algumas regras eleitorais que distorcem o processo democrático e privilegiam, muitas vezes, o poder econômico de determinadas candidaturas ou mesmo o ‘aluguel’ de partidos. “Cada partido agora vai ter a sua chapa de candidatos impedindo com isso as ‘siglas de aluguel’ e permitindo que se tenha um mínimo de candidatos eleitos para que o partido posso conseguir acessar recursos do fundo eleitoral (...) É um passo importante, o primeiro passo. Temos que dar novos passos acabando de vez com o financiamento empresarial de campanha”.

Agora os próximos passos, de acordo com Uczai, é impedir a aprovação do chamado ‘distritrão’ e do financiamento empresarial alertando que é preciso “acabar de uma vez por todas com o financiamento empresarial de campanha. Empresário não pode colocar dinheiro na mão de político. Empresário faz negócios, não faz caridade evangélica. A Lava Jato desnuda justamente todo esse conluio entre políticos e empresários”.  O parlamentar também tem posição contrária ao ‘distritão’ por entender que este sistema eleitoral, se aprovado para valer em 2018, privilegia políticos que possuem e, ao mesmo tempo, funciona como uma blindagem partidária para quem está envolvido em corrupção. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança