• Pediatra recomenda atualização de vacinas para a volta às aulas

Pediatra recomenda atualização de vacinas para a volta às aulas

16 Fev, 2021 16:13:05 - Artigo

Joinville (SC)

Com o retorno às atividades escolares definido, os pais devem ficar atentos à atualização das vacinas de seus filhos - é o que orienta a pediatra do Ghanem Laboratório, Myrna Campagnoli. "A volta às aulas exige atenção redobrada com a vacinação das crianças. Mesmo que ainda não tenhamos a vacina contra o coronavírus, as outras vacinas são essenciais para a saúde das crianças e adolescentes".

Baixa Cobertura Vacinal em 2020

Em queda há cinco anos, as coberturas vacinais não atingem nenhuma meta no calendário infantil desde 2018, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As últimas metas de imunização para o público infantil atingidas no país foram em 2018: 99,72% para a BCG, e 91,33% para o rotavírus humano. A meta de superar os 90%, para ambas, não foi atingida em 2019, apesar de terem continuado acima dos 80%, nem em 2020: a taxa de imunização da BCG foi de 63,88% e do rotavírus de 68,46%.

A maior cobertura atingida no calendário infantil até outubro de 2020 foi na vacina Pneumocócica, com 71,98%. Em 2019, essa mesma vacina chegou a 88,59% do público-alvo. Entre as 15 vacinas do calendário infantil, o que inclui a segunda dose da Tríplice Viral, metade não bate as metas desde 2015, o que inclui a vacina contra poliomielite.

As vacinas são a melhor forma de prevenção contra doenças infecciosas. "As crianças correm menos risco de contrair doenças como gripe, sarampo, rubéola, coqueluche e caxumba quando estão vacinadas", explica. Vários tipos de pneumonia também são evitados quando a caderneta de vacinação está em dia.

Segurança das vacinas

As vacinas são produzidas com alta tecnologia que atendem a todo o processo de qualidade de produção exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A especialista também lembra que as vacinas não têm contraindicação para a maioria das crianças. "As vacinas são seguras, evitam o agravamento de doenças, internações e até mesmo óbitos", explica. Um exemplo disso é que estudos divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que a imunização da gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Muitos colégios já exigem que os pais levem cópia da caderneta e assinem declarações que os filhos estão com as vacinas em dia. "Esta é uma forma de proteger de forma coletiva e evitar doenças contagiosas. As pessoas convivem por longos períodos em espaços fechados e precisam estar imunes", esclarece a médica. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também recomenda que as vacinas dos alunos estejam em dia, para prevenir casos de doenças de transmissão entre as pessoas, principalmente quando se tem o convívio em ambientes coletivos e fechados.

Vacinas importantes

Entre as vacinas importantes estão a tríplice bacteriana (DTP/DTPa - difteria, tétano, coqueluche), poliomielite, influenza (gripe), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela (catapora) e meningocócica.

Os adolescentes também precisam atualizar a carteirinha e se prevenir. A médica lembra que na faixa de nove a 14 anos a vacina do HPV é importante para a prevenção do câncer de colo de útero e outros tipos. O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Já a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, e incluem outras vacinas para a proteção de crianças e jovens.

Sobre o Ghanem

O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem. O laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE