• Pedaço da história do Oeste contado na EFAPI 2017

    Museu reconstrói a trajetória dos imigrantes que colonizaram a região.

Pedaço da história do Oeste contado na EFAPI 2017

09 Out, 2017 13:51:55 - Geral

Chapecó (SC)

Localizado no Parque de Exposições Tancredo Neves está o Museu da Colonização, que desde abril divulga e estimula a reflexão social sobre aspectos históricos da colonização do município de Chapecó. Na casa histórica que pertenceu a família Bertaso, os visitantes da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI-50 ANOS) podem conhecer com mais profundidade as características dos diferentes grupos étnicos que se desenvolveram no processo de colonização.

Para servir de sede para esse ambiente, que traz consigo tanta história e cultura, nada melhor que a casa mais histórica do município: lar da família Bertaso, principais colonizadores de Chapecó. Construída no centro de Chapecó em 1920, a casa é um marco na arquitetura regional, pois possui elementos estéticos, diferindo-se das residências práticas e tradicionais que eram construídas na época.

A construção foi transferida em 1991, onde já sediou a Comissão Organizadora da Efapi e o Museu Antônio Selistre de Campos (MASC). Em 2007, a casa tornou-se patrimônio histórico do município de Chapecó.

A opção por inserir o museu dentro do Parque aconteceu para facilitar o acesso do ambiente. De acordo com a coordenadora da Comissão de Eventos Artísticos e Culturais da EFAPI e secretária de cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas, a casa histórica marca a origem do município. “Temos disponíveis um trabalho de pesquisa dedicado aos indígenas, aos caboclos e a todos os colonizadores, migrantes e imigrantes que fizeram parte da nossa história”.

O Museu busca apresentar um novo olhar para a história chapecoense, ao representar aspectos de todos os grupos étnicos que auxiliaram na construção da cultura de Chapecó e região. “Há uma vontade muito grande do público em conhecer o espaço que está exposto. Os visitantes sentem-se representados pelas histórias que fazem parte da exposição”, comenta Roselaine. O acervo inclui móveis, ferramentas, utensílios, além de informações sobre a linha do tempo do Oeste.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE