• Peça teatral alerta crianças para o combate ao abuso infantil

Peça teatral alerta crianças para o combate ao abuso infantil

28 Set, 2016 18:00:42 - Geral

Balneário Rincão (SC)

Medo. Culpa. Vergonha. Choro. Silêncio. Um caldeirão de sentimentos representados pelos personagens da Associação Cultural Soarte de São Paulo, com o espetáculo “Vim Ver Maria” foi apresentado às crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e alunos das escolas de Balneário Rincão. O evento ocorreu no Rincão Praia Clube hoje, 28, em duas sessões diferentes. Uma na parte da manhã e outra à tarde.

De forma lúdica, a peça com 45 minutos de duração aborda a questão do abuso e exploração sexual infantil e demonstra ações preventivas contra a violência. O enredo conta a história de um tio que abusa sexualmente da sobrinha, quando os pais saem para trabalhar. Na encenação, os personagens fazem um alerta para as situações de risco.

“Procuramos mostrar para as crianças a forma como o adulto a induz com certas situações. De forma lúdica, usamos a inocência da criança. A ideia é mostrar o abuso precocemente para que a criança se encoraje e não se sinta culpada”, explica o produtor do espetáculo, Marcelo Piraju.   

Segundo a psicóloga do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), Fernanda Francesconi, as crianças não tem coragem de denunciar e não procuram ajuda quando acontecem situações como estas.  “É importante que a criança saiba como se defender e sobretudo denunciar o abuso. A peça é lúdica e não invasiva. As crianças que porventura estiverem passando por isso, irão se identificar”, afirma a psicóloga do Creas.

Crianças se divertem e aprendem com a peça de teatro

Com os olhos vidrados, as crianças acompanharam cada momento das encenações. A estudante Leona Camargo de Moraes, 8 anos, disse que gostou muito da peça teatral. “Eu achei bem legal e gostei quando Maria falou a verdade,” diz a menina.

O pequeno Bruno Canever também não desgrudou os olhos e prestou atenção em cada detalhe da história. “Maria estava sendo maltratada pelo tio. Quando isso acontecer tem que ligar para o conselho tutelar ou  contar para os pais”, diz o menino de apenas 8 anos.

Para a Secretária de Educação, Liene Silveira, o espetáculo funcionou como um alerta às crianças e trouxe à tona a complexidade do assunto. “Isso é muito comum acontecer e a peça trouxe um aprendizado sobre o tema que já é bastante discutido na sociedade e também nas escolas. Também ajuda as crianças a se expressarem e levarem o assunto até um responsável”, fala Liene.

O evento ocorreu em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Infantil, lembrado no dia 24 de setembro. A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação e a Associação Cultural Soarte de São Paulo.

Sobre a Associação Cultura Soarte

O grupo Soarte é de Ourinhos, São Paulo e existe desde 1993, sendo que esta peça está sendo apresentada desde 2009. O elenco é composto por seis pessoas. O grupo roda o Sul, Sudeste e Centro Oeste do país levando o espetáculo para várias cidades e estados. Balneário Rincão é 80ª cidade a prestigiar o espetáculo que já foi assistido por 130 mil crianças.

Box

Os profissionais do Creas orientam à população a realizarem as denúncias  discando o número 100 ou entrar em contato com o Creas pelo telefone: 3468.7245. A denúncia pode ser realizada anonimamente.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança