• PDL Jovem da Unesc inicia atividades com alunos do Ensino Fundamental de Siderópolis

PDL Jovem da Unesc inicia atividades com alunos do Ensino Fundamental de Siderópolis

19 Mai, 2020 14:26:32 - Educação

Criciúma (SC)

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL Jovem) da Unesc trouxe novidades neste primeiro semestre de 2020. O projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Empreendedorismo da Universidade desenvolve, pela primeira vez, atividades com alunos do Ensino Fundamental. Também, é a primeira experiência da iniciativa de forma online. Criado em 2015, o programa havia realizado até então, ações voltadas a alunos do Ensino Médio. Em 2020, o trabalho nas áreas de empreendedorismo social e desenvolvimentos de líderes, está sendo feito com os 512 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola José do Patrocínio, de Siderópolis. 

Os alunos, com idades entre 10 e 17 anos, participaram recentemente de uma aula síncrona (online em tempo real) com professores da Unesc que os convidaram a trabalhar o protagonismo juvenil, temática proposta pelo Governo do Estado para as escolas neste ano. Além disso, o PDL Jovem vai abordar em suas ações, projeto de vida. Segundo a coordenadora do programa, Cristiane Dias, o “Encontraço – Encontro com Abraço”, em ambiente virtual, marcou o lançamento do PDL Jovem na Escola José do Patrocínio e a partir disso, os alunos iniciaram as atividades, que se estenderão nos próximos meses. “Lançamos a #euparticipodopdljovem e desafiamos eles a postarem imagens e vídeos mostrando como está a rotina deles na quarentena e o que estão fazendo enquanto protagonistas para conseguir fazer as atividades escolares. Tivemos um resultado maravilhoso nas redes sociais. Lançamos a hashtag para que eles entendessem que nesse momento precisavam ser protagonista, tomarem iniciativa e que com essa postura, eles iriam colaborar com a escola, com os pais e com os professores”, explica.

A cada três semanas de atividades escolares, a quarta será com a participação do PDL Jovem, de maneira online e desenvolvida em parceria com os professores da escola. Divulgação de possibilidades de bolsa, de ingresso no curso superior, orientação para o mercado de trabalho e conhecimento das diferentes profissões e projeto de vida estão entre os assuntos que serão abordados. “Pensamos em levar o projeto de extensão para o Ensino Fundamental para oportunizar aos alunos que já começassem a ter um olhar para o futuro profissional, quais cursos fariam e como chegariam ao ensino superior. Um dos objetivos é que o jovem interfira de maneira positiva na comunidade e para isso, ele precisa ter acesso a informações, ao conhecimento”.

A professora da Unesc explica que o PDL Jovem está dividido em duas etapas. A primeira aborda a descoberta das competências, qualidades e suas características individuais para o mercado de trabalho. A segunda parte consiste em simulação de uma entrevista de emprego, elaboração de currículo e debate sobre os caminhos que podem levar cada um ao mercado de trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, o PDL Jovem utiliza ferramentas da área de Administração voltadas para planejamento de carreira, valores pessoais e empreendedorismo. “Temos alunos que passaram pelo projeto e hoje estão fazendo curso superior, trabalhando em empresas da região. Para nós é uma felicidade ver que o PDL está agregando à vida desses jovens”.

Cristiane comenta que o período de distanciamento social exigiu a adaptação das ações presenciais para online, e que o novo cenário está sendo de aprendizado. “Neste momento do isolamento o PDL vai para a escola para ajudar. Já estamos planejando levar esta experiência para outras escolas de Educação Básica da região e mesmo quando retornarmos ao trabalho de forma presencial vamos manter atividades online, para esses alunos perceberam a importância da tecnologia como aliada ao ensino”.

Reconhecimento de alunos e professores participantes

A diretora da Escola José do Patrocínio, Luciana de Souza Bettiol, afirma que o PDL Jovem é um parceiro importante no trabalho de educação. Segundo ela, o projeto colabora para o desenvolvimento de habilidades como liderança, respeito e compromisso e orienta os estudantes a lidarem com os problemas e procurarem soluções. “O projeto é muito importante porque dá autonomia para os estudantes serem protagonistas da sua aprendizagem, serem mais comprometidos com a sua educação, com a escola, com a família e a sociedade como um todo”.

Ao longo dos cinco anos de existência, o PDL Jovem atuou em várias escolas. No Cedup Abílio Paulo, por exemplo, alunos do Ensino Médio como Júlio César de Oliveira Motta, tiveram contato com informações sobre empreendedorismo e possibilidades para acesso ao ensino superior e mercado de trabalho. Para ele, o programa criou um espaço confortável para a troca de experiências e a produção do conhecimento. “Com certeza nós todos vamos levar os aprendizados do PDL para o a nossa vida, seja no lado pessoal ou no profissional”, afirma.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE