• Pastoral da Saúde Hospitalar: da palavra de conforto ao ouvir pessoas,

Pastoral da Saúde Hospitalar: da palavra de conforto ao ouvir pessoas,

09 Jan, 2021 19:52:19 - Saúde

Criciúma (SC)

O cuidado já faz parte das ações desenvolvidas por todos que trabalham em uma Instituição de saúde, já que os pacientes precisam de acompanhamento, orientação e proteção.

Desta forma, para continuar auxiliando neste processo durante sua internação e para dar apoio e assistência espiritual, o HSJosé conta desde de 1995 com a Pastoral da Saúde Hospitalar, atividade que começou com dois médicos, duas religiosas e alguns voluntários.

O atendimento religioso pode ser feito livremente, desde que em comum acordo com pacientes ou familiares e atendendo às determinações legais de cada instituição. O direito à assistência religiosa é garantido pela constituição a todos os cidadãos que estiverem hospitalizados, seja na rede pública ou privada, em estabelecimentos civis ou militares.

Por isso, para fazer com que esta atenção seja desenvolvida, o HSJosé, por meio de religiosas e colaboradores voluntários da entidade, segue firme até hoje em seu propósito e atua diariamente na entidade (neste momento de pandemia as atividades foram reduzidas). Porém, se mantém o objetivo de levar uma palavra de conforto e amor para as pessoas.

Com o objetivo de auxiliar pacientes e familiares, o grupo presta um serviço de apoio espiritual, auxiliando a quem precisa, passar pelo momento difícil que estão vivendo com fé e perseverança. “As ações resumem-se em dar apoio e assistência espiritual aos doentes internados, levando mensagens, orações, uma palavra da sagrada escritura, preparar os pacientes para os sacramentos e levar a Eucaristia”, comenta Irmã Cristiane Michels, coordenadora da Pastoral da Saúde Hospitalar do HSJosé.

O grupo organiza, além das atividades diárias de assistência religiosa – como com a Unção dos Enfermos, Confissão, Eucaristia, Benção, Batizados de Emergência e Atendimento Individual para ouvir os pacientes – ações como missas e atividades de datas comemorativas, a fim de trazer alento aos pacientes, colaboradores e médicos. “Voluntários são pessoas especiais, pois já dedicam seu tempo sem querer nada em troca, apenas ajudar as pessoas. Da mesma forma os voluntários da Pastoral da Saúde, são pessoas que possuem boa preparação teológica, conhecimento da doutrina cristã e da Bíblia, sempre com palavras de conforto que estão à luz da bíblia.  A Palavra de Deus sempre o ajudará a reconfortar, a encontrar motivos de esperança e a dar sentido às situações humanas. Estes voluntários são pessoas de personalidade muito humana: amáveis, altruístas, generosas, disponíveis, gentis, e possuem um coração e mente abertos a tudo o que existe na mente e no coração do ser humano”, completa a religiosa.

A Pastoral do HSJosé também permite, quando solicitado, que pacientes recebam seus líderes religiosos de outras dominações cristãs. Desta forma, é preciso que o paciente ou responsável realize a solicitação na Pastoral. O líder religioso deve acatar as normas internas do hospital, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar.

Atividades desenvolvidas pela Pastoral Hospitalar:

* Visitas para apoio e assistência espiritual, realizadas pela equipe da Pastoral Hospitalar;
* Visitas de presença solidária escuta/atenção às necessidades psico-espirituais dos pacientes, feita pelos voluntários, treinados para esta finalidade;
* Momentos de formação para voluntários, seguindo os programas específicos;
* Celebrações: Missa para os que desejam participar, quarta-feira às 15 horas na Capela do Hospital;
*  Celebrações em datas especiais, para colaboradores e médicos;
* Momentos de reflexão de forma ecumênica, em períodos especiais, com os colaboradores, atingindo também os pacientes;

Membros da Pastoral Hospitalar no HSJosé:

Capelão Padre Samiro Meurer, Irmãs: Cristiane (coordenadora), Anselma e Gema, Samaritanas, Carlos Sparremberger, Vanderlei Motta, Josiane Javorski, equipe de Marketing, Enfermeira da medicina do trabalho, Assistente Social, Psicólogas, Dr. João Madeira, Dr. Alexandre Silvestre.

Quando houver no calendário anual programações diferentes, outras pessoas são convidadas para fazerem parte das reuniões de planejamento.

Informações:

Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (cnbb.org.br).

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança