• Pastoral da Juventude inicia missão em comunidades de Criciúma

Pastoral da Juventude inicia missão em comunidades de Criciúma

16 Out, 2017 10:36:49 - Geral

Criciúma (SC)

Três dias de missão e muitos frutos a serem colhidos. A Pastoral da Juventude de Santa Catarina deu início à sua Missão Jovem Regional, por ocasião do 10º Encontro Regional da PJ, que desta vez acontece na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, de 12 a 15 de outubro. As nove comunidades da Paróquia, localizadas na região do bairro Próspera, acolhem cerca de 250 missionários de todas as dez dioceses do Estado, além de alguns agentes da PJ de Goiás, Paraná e São Paulo.

Conforme a secretária regional da PJ, Maristela de Oliveira Freitas, natural da Diocese de Chapecó, neste ano a missão veio com uma proposta diferente. “Nós propomos um encontro regional, que é, além de uma missão, um momento formativo sobre temáticas de juventude e nós dividimos cada tema em uma tenda e cada tenda em uma comunidade. Diante disso, a gente sugere para as comunidades pensarem, junto aos jovens, um ato concreto, uma reivindicação, uma carta, uma manifestação que surja desse movimento com as comunidades, ou outras atividades com jovens, como noite cultural. Temos uma comunidade que havia um grupo de jovens há 35 anos e eles vão se reunir de novo, neste sábado. A Missão nessa comunidade serviu para reunir o grupo de jovens anterior para que relembrem histórias, momentos que passaram”, comenta a secretária regional, referindo-se à comunidade Santa Terezinha, do bairro Vila Rica.

Maristela explica que durante a Pré-Missão, realizada nos dias 05 e 06 de agosto passado, os jovens, organizados dois a dois, visitaram todas as comunidades da Paróquia e aplicaram um questionário, a fim de conhecer previamente um pouco sobre cada realidade. “Esse perfil serviu para a gente olhar para a comunidade, ver o que vamos encontrar nas visitas e trazer a proposta da formação para perto deles”, enfatiza a jovem.

Entre as iniciativas compreendidas na programação, estão oficinas para formação de grupos de jovens. De acordo com a secretária regional da PJ, um dos maiores desafios levantados é o da formação de novas lideranças. “Eles falaram muito, durante o primeiro encontro, que é preciso renovar as lideranças, pois muitas estão cansadas e cheias de compromissos, em razão da dificuldade de novas lideranças assumirem. Esse encontro regional vem justamente para animar as comunidades, trazer para perto pessoas que não participavam tanto e para que continuem trabalhando depois”, ressalta.

Ontem à noite (12), após participarem da missa em honra a Nossa Senhora Aparecida com a comunidade paroquial, os jovens foram acolhidos pelas famílias. Os dias seguem com formações e visitas às casas. Entre os atos realizados com o apoio da PJ, está o manifesto da comunidade Nossa Senhora de Fátima, do bairro Cristo Redentor, pela obra do posto de saúde, realizado no início da tarde desta sexta (13) e a celebração do terço luminoso, às 19h, numa praça do bairro que se encontra às escuras, conforme informações repassadas pelo coordenador diocesano da PJ, Jonathan Velho Búrigo.

No sábado, uma formação será conduzida pela jovem Daiane Zito, da PJ do Regional Sul 1 da CNBB, Arquidiocese de São Paulo (SP). “Uma das tendas será sobre as ‘galileias juvenis’ sobre gênero, raça, classe social, para fazer com que os jovens entendam que todos, de alguma forma, estão inseridos numa galileia juvenil. A PJ também, porque está inserida em sociedade e, dentro da pastoral, também se vivenciam essas galileias, mas precisa ser luz dentro para ser luz externamente”, afirma Daiane, que tem experiência enquanto presença junto a presídios em São Paulo e também deve falar sobre mulheres negras. “O recorte da mulher negra é uma coisa pessoal, que trago naturalmente, e sobre vir da periferia. Faço Pastoral de Juventude dentro de uma periferia extremamente violenta dentro de São Paulo”, relata a jovem, cuja tenda terá início às 08h, na comunidade matriz.

Para o domingo, conforme a secretária Maristela, cerca de 1 mil pessoas são esperadas, se as condições do tempo forem favoráveis, contando com a presença de mais jovens da Diocese de Criciúma e dioceses vizinhas, além das famílias visitadas na Paróquia. Neste dia se dará o encerramento da missão e do 10º ERPJ com a comemoração dos 35 anos da Pastoral da Juventude em Santa Catarina. “A principal missão da Pastoral da Juventude é evangelizar jovens. Jovens evangelizando jovens e a metodologia do trabalho é essa: falar de jovem para jovem, na linguagem que ele entende e passar essa imagem que a gente fala na nossa oração, de que a gente quer ser Igreja jovem. Esse ar novo para a Igreja Católica, para as lideranças, porque o trabalho na Igreja às vezes é difícil: trabalhar animado sempre. E a juventude vem muito com essa questão da novidade, de ser esse ar jovem dentro da Igreja, que é o que o Papa pede”, pontua Maristela. A celebração inicia ás 08h, com missa às 09h, apresentações durante e tarde e encerramento às 15h.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/BIBIANA PIGNATEL 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE