• Pastoral da Juventude de SC promove missão

Pastoral da Juventude de SC promove missão

11 Out, 2017 14:22:32 - Variedades

Criciúma (SC)

A partir desta quinta-feira, 12, as ações e os olhares de parte da juventude católica de Santa Catarina se voltam, de maneira especial, para a Diocese de Criciúma. Deste dia até domingo, 15 de outubro, a Igreja particular acolhe o 10º Encontro Regional da Pastoral da Juventude (ERPJ), que congregará mais de 500 jovens de todas as dioceses do Estado, para um fim de semana de missão e de celebração pelos 35 anos de caminhada da PJ no Regional Sul 4 da CNBB. O tema do encontro é "O caminho continua: PJ é vida que floresce" e o lema "Onde está o seu tesouro, aí está o seu coração" (Mt 6,21).

A Paróquia Nossa Senhora da Salete,na região da grande Próspera, em Criciúma, foi a escolhida para sediar o encontro, tendo suas nove comunidades como campo fértil para a Missão Jovem Regional, já acolhida pelas dioceses de Lages (2005), Joinville (2008), Blumenau (2011) e Caçador (2014), esta última, onde foram visitadas mais de 6 mil famílias. “A Pastoral da Juventude tem por vocação a missionariedade. Por entender o processo de formação integral do jovem, a exemplo do que o Documento 85 da CNBB sobre a Evangelização da Juventude orienta, a missão sempre foi um horizonte bonito de trabalho, além de atender ao chamado do Mestre: ‘Ide!’”, ressalta o jovem Gabriel de Souza, membro da equipe de coordenação do encontro.

A atividade acontece em sintonia com o Ano Nacional Mariano, resgatando a história, memória e caminhada em defesa da vida da juventude, reunindo os diversos grupos existentes na Diocese e no Estado. “A escolha da data não foi à toa: 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, data em que a Igreja comemora o encontro da negra imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba. Para a celebração de abertura, junto aos jovens e toda a comunidade paroquial, acontecerá um momento mariano. Como de costume, em nossas atividades, a boa Mãe – como São Marcelino Champagnat costumava chamar Maria, terá lugar especial durante as celebrações e atividades”, acrescenta Souza.

Como será a Missão

A chegada dos jovens acontece a partir das 10h desta quinta. O primeiro dia contará com uma mística para recordar e celebrar a história de 35 anos da PJ. Conforme o coordenador diocesano da PJ, Jonathan Velho Búrigo, haverá um momento de oração e de partilha sobre a realidade social e eclesial da Diocese de Criciúma e, especificamente, da Paróquia Nossa Senhora da Salete. À noite, na presença de Dom Jacinto Flach, os jovens participarão da missa festiva em honra a Nossa Senhora Aparecida, às 19h, e depois serão encaminhados às comunidades, para pernoitar.

Na sexta de manhã, acontecerão formações em cada uma das nove comunidades da Paróquia, cada uma com tema diferenciado, com assuntos que envolvem grupos de jovens, mulheres marginalizadas, jovens no mundo do trabalho, minorias juvenis, entre outros. À tarde, os jovens, organizados dois a dois, partem para a visitação nas casas e estabelecimentos comerciais, com pregação da Palavra de Deus, bênçãos aos doentes e momentos de escuta. À noite, a juventude se reúne para uma partilha sobre a missão. A Missão Jovem Regional continua no sábado com visitas pela manhã e encontros com jovens e crianças à tarde, culminando com celebrações e confraternização com as comunidades à noite. No domingo, a partir das 08h, a juventude acolhe outros jovens da Diocese e de outras dioceses vizinhas e celebram a missa às 09h, novamente presidida pelo Bispo Diocesano. A tarde de domingo será reservada a apresentações culturais e teatrais, animada pelo Grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá. O envio dos jovens para suas dioceses de origem acontece às 15h.

“O sentimento que paira agora é de ansiedade, alegria e expectativa, em ver essa juventude, ver rostos novos e antigos na Pastoral da Juventude. É uma sensação boa, bacana. Estamos com uma expectativa muito bonita desta missão, sendo que toda missão tem o seu diferencial, sempre terá algo que irá marcar. Esperamos que essa missão e que esse encontro regional – que é algo atípico a PJ reunir as duas atividades – venha a dar muitos frutos para a Paróquia da Próspera, possa unir muito mais as comunidades e fortalecer a PJ na Diocese e em nosso Regional. Nosso sentimento é de alegria por acolher essa juventude que vem. Estamos ansiosos para ver os ônibus chegando, com o pessoal cantando, esse movimento gostoso que temos na PJ”, afirma o coordenador diocesano Jonathan Búrigo.

A PJ em Santa Catarina

Presente em todas as 10 dioceses catarinenses, a Pastoral da Juventude (PJ) é considerada a maior organização juvenil do país, articulada junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, como ação organizada de jovens católicos que se encontram nos grupos para viver e celebrar a vida, testemunhar e anunciar a pessoa e o projeto de Jesus Cristo e viver sua fé na vida em comunidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE