• Paróquia inaugura Centro de Pastoral e rende homenagens a Santa Bárbara

Paróquia inaugura Centro de Pastoral e rende homenagens a Santa Bárbara

29 Nov, 2018 15:29:03 - Variedades

Criciúma (SC)

A Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, já prepara o coração dos paroquianos e devotos para mais uma edição da festa da Padroeira. A novena em honra à mártir invocada contra os perigos dos raios e explosivos teve início no último sábado, 24, e culmina no próximo domingo, 02, com a missa que marcará a bênção e reinauguração do Centro de Pastoral Paroquial.

“Foram reformados 570m² e a ampliação compreende 1.144m². Temos, agora, sete salas para reuniões e catequese, que também são utilizadas por setores de pastoral e movimentos, bem como para clubes de mães e de idosos, AA e NA e seus familiares. Construímos um auditório climatizado com 160 poltronas, sistema de som e multimídia, além de uma ampla praça de alimentação. O processo de reforma e ampliação iniciou em janeiro de 2015, e contou com a colaboração do povo de Deus de toda a Paróquia e de várias empresas que deram sua contribuição. A todos, a nossa gratidão e, por isso, vamos celebrar a missa que é a grande ação de graças, seguida da bênção e do coquetel de confraternização”, destaca o pároco, padre Wilson Buss.

O ponto alto da festa ocorre nos dias 03 e 04 de dezembro, dia da Santa que também é a Padroeira do Município de Criciúma, com a devoção vinculada especialmente aos mineiros. “Mesmo que não a mineração não esteja mais tão presente como em anos passados, faz parte da história e da vida de Criciúma e região. É um momento também de reavivar a memória histórica”, pontua padre Wilson. Na véspera, haverá oração do terço na Mina de Visitação Otávio Fontana, seguida de transladação, e no dia da festa a missa será presidida por Dom Jacinto Inacio Flach.

Neste ano, a festividade tem como tema “Caminha na presença de Deus e sê íntegro” (Gn 17,1). “O tema está ligado à exortação apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual (Gaudete et exsultate), que lembra que todos que vivem o seguimento a Jesus Cristo, trilham o caminho da santidade. Somos todos chamados a viver este caminho. E Santa Bárbara nos inspira à fidelidade ao amor a Cristo. Por isso, rezaremos para que ela interceda por todo o povo que irá celebrar esta festa”, afirma o pároco.

Confira a programação:

Novena (24 de novembro a 02 de dezembro)

29/11 - 19h30min: Adoração e Bênção com o Santíssimo Sacramento

30/11 - 20h30min: Lucernário

01/12 - 19h: Missa (logo após, serviço de lanche)

02/12 - 19h: Missa com Bênção da Reforma e Ampliação do Centro de Pastoral

Véspera da Festa - 03 de dezembro

19h: Oração do Terço na Mina de Visitação Otávio Fontana, no bairro Naspolini

19h30min: Transladação da imagem de Santa Bárbara, com caminhada a partir da Avenida Centenário

20h15min: Acolhida da imagem de Santa Bárbara e Missa (logo após, serviços de alimentação e apresentações culturais)

Dia da Festa - 04 de dezembro

08h: Missa

10h: Missa festiva presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach

12h: Almoço

15h: Missa da gratidão a todos os colaboradores e anúncio dos novos festeiros (logo após, serviço de café e sorteio da ação entre amigos)

Oração a Santa Bárbara

Santa Bárbara, rogai por nós. Iluminai nossa vida e ajudai-nos a perceber a presença de Deus em todas as situações. De modo especial, suplico a graça... (pede-se a graça desejada). Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Fique sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra, da natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE